O Livre Teólogo não é alguém que pensa sem pressupostos. Pensamos porém livres da hermética e incômoda ditadura dos dogmas, das instituições religiosas, dos paradigmas e preconceitos tradicionais e conservadores.
Nosso principal pressuposto é de que o pensamento é livre. Um teólogo livre é, ou deveria ser, um livre pensador.
Como livres teólogos só buscamos pensar em Deus e nas coisas espirituais sem limitarmos-nos às paredes do formalismo teológico ou de uma linha religiosa qualquer. Não é tarefa fácil...
O liberalismos teológico é sem dúvida a primeira tentação que surge, mas não precisa-se sucumbir a ela. Outra tentação é rejeitar todo axioma, toda tradição ou dogma.
De fato há uma desvantagem do teólogo livre sobre o escravizado: ele não está livre da realidade, por mais que a tente contornar; e a realidade impõe-nos a liberdade do pensar, como, de fato, não poderia ser diferente.
Em verdade o livre pensar nao é tão livre assim, o ES é quem nos sopra e a gente vai rolando como vento tentando entender o caminho.
ResponderExcluirBem que eu devia ter pulado o texto onde o evangelista diz que o ES nos ensina todas as coisas ou... não ter levado isso tão a sério!
O vento sopra onde quer, disse Jesus. “O vento é livre”. Ninguém coloca placas nas ruas dizendo: “aqui o vento não soprar”.
ResponderExcluirroger, creio que o liberalismo teológico é uma possibilidade legítima de quem se diz livre pensador em matéria de teologia. senão, como ser livre?
ResponderExcluirpara mim, ser livre teólogo é não ter medo de questionar aquilo que ele sempre soube ser verdade. essa liberdade poucos se permitem ter.
abraços