Páginas

domingo, 22 de novembro de 2009

A Verdade relativa de um homem-deus

jp2007_04188[1]McLaren expôs de forma brilhante as razões práticas e teóricas porque eu quase que institivamente deixei de apregoar que existe uma "verdade absoluta" (também já perdi meu tempo debatendo isso com A. Nicodemos via coment. no Temporas).

Toda verdade é relativa. A única absoluta, de fato, é A Verdade, um homem-deus. Se um homem  não pode ser plenamente analisado, menos ainda um Deus. Jesus Cristo é uma verdade longe de ser sistematizada, catalogada e traduzida em letras e palavras mortas, para posterior retransmissão em cursos, palestras e sermões, sejam eles filosóficos ou teológicos – e muito menos em panfletos de evangelização. Não foi por mero acaso que o Verbo (Logos) escolheu se fazer carne.

O evangelho é comunicado com a vida. Menos com as palavras, mais com os atos. Menos com o atos, mais com a atitude. Não é de se espantar que os grandes heróis da Bíblia, eles mesmos, em grande parte viveram sem a palavra escrita, sem uma Bíblia. A igreja primitiva, esse nosso referencial utópico, não tinha se quer uma página do novo testamento, ou evangelhos, para folhear.

O que contava não era o conjunto de saber transmitido de forma oral, mas as pessoas com suas personalidades envolvidas em uma rede de relacionamentos que tinha a presença real de Deus.

Por isso no contexto bíblico e em qualquer outro, a única verdade absoluta que se tem conhecimento é a verdade relativa de um homem-deus, que se relacionou com homens e com Deus, e  que se fez menor, Filho, tanto do homem, como de Deus, para reconciliar ambos, tornando-os relativos entre si e a verdade de um relativa á do outro.

3 comentários:

Graça Serrano disse...

Bravo! É isso.

Anônimo disse...

Indo muito além de parafrasear Einsten:
"O mais incompreensível sobre DEUS, é que Ele seja compreensível!"
Rodrigo *O Tecelão!

Alice disse...

IssO sim é um texto !!.... como vai a Marie ( esse é o nome ?)

Roger, ore comigo pelo meu marido q opera nessa quarta para o esvaziamento da axila esquerda devido ao melanoma.....

beijoooo