Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma parábola e o fim do debate arminianismo x calvinismo

nr853d[1]

A maioria das pessoas sensatas que conheço conseguem conviver bem com as duas realidades: livre arbítrio x presciência divina, sem o versus no meio.

Já, as poucas pessoas sensatas que conheço conseguem perceber que ambos os termos são exageros etimológicos. Primeiro, porque toda destinação só pode ser “pré”: Não há como darmos um destino para algo a não ser de antemão. Segundo, porque todo arbítrio é livre: Se não for livre não é arbítrio, não é escolha, é imposição.

Se reduzirmos esse antigo embate teológico aos termos “destinação” e “escolha”, veremos que no fundo ele se resume a uma só palavra: “vontade”. Vontade tem, no seu sentido ativo, tudo a ver com futuro.

Daí a conseqüência lógica de, uma vez havendo o exercício da vontade e havendo conseqüências futuras, averiguarmos as "responsabilidades", pelo lado humano ou divino (que como todos sabem deveria ser onisciente).

Eis a relevância do post de Clóvis Onisciência e responsabilidade extraído de um tal de Carl Henry.

Antes de estragar esse lindo debate com minha estranha posição ou estranhas citações me reportarei àquilo que Jesus disse sobre o assunto enquanto andou por essas bandas em carne e osso. O problema é que Ele põe fim à discussão. Tudo começou quando alguém lhe perguntou quem era o seu próximo e ele contou uma historinha que ficou conhecida como parábola do bom samaritano, antes disso ele já havia dito no versículo 21:

"Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado."

A historia foi mais ou menos assim:

"Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.

Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote (que era arminiano). Quando viu o homem, passou pelo outro lado. (pois pensou, se ele está assim foi fruto de sua própria escolha – deveria ter-se previnido ou escolhido um caminho mais seguro - ou da escolha de alguns bandidos, em última análise, é um problema social que vivemos é culpa dessa tirania de Roma e eu não tenho nada a ver com isso, não é "minha" responsabilidade.)

E assim também um levita (que era calvinista); quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. (pois pensou, se ele está assim foi fruto do plano de Deus – deve estar sendo punido - ou Deus usará essa situação para punir os assaltantes, quem sabe até tudo não resultará no bem desse pobre coitado, afinal só podemos enxergar esse lado feio do tapete e eu como eleito prefiro permanecer do lado bonitinho).

Mas um samaritano (que não sacava nada de teologia); estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele
Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.

No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: 'Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver'. (pois pensou, porque ele está assim eu não sei… mas poso fazer disso um plano de Deus para mim, e da minha escolha o plano de Deus pra ele).

Jesus sempre que não dá ponto sem nó e nunca deixou o tapete ao avesso. Pergunta e responde:

"Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?"

"Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".

A Parábola do bom samaritano põe fim ao debate, arminianismo x calvinismo. No fundo podemos trocar a bel prazer as correntes, católico x protestantes, católicos x ortodoxos, pentecostais x tradicionais e assim por diante. E assim, ele põe fim a todo debate teológico.

Resta-nos então lembrarmos o propósito maior daquela parábola que é mostrar-nos quem é o nosso próximo. Está claro: Aquele que tem misericórdia de nós (que ironicamente não é um arminiano e nem um calvinista).

93 comentários:

Renanlf disse...

Ok...
Perdi alguns minutos da minha vida lendo isso, achando que encontraria uma bela analise do arminianismo x calvinismo,

e pelo que eu entendi (se eu errei, perdoe minha ignorância) você só esta querendo dizer que não importa arminianismo ou calvinismo, façamos o bem, tenhamos misericórdia do próximo, e preguemos o evangelho a ele?

Não que eu discorde disso, a pregação do evangelho está acima disso tudo. Mas eu acredito que o conhecimento é mto necessario para a pregação... Não podemos desprezar o estudo da palavra, certo?

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Então não perdi meu tempo escrevendo isso, se você perdeu o seu lendo, caro Renan da UnB.

Não sei se existiria em algum lugar uma "bela" análise do arminianismo x calvinismo... se bem que estética passa sempre pelo subjetivismo.

Vc entendeu bem, eu de fato disse:
-não importa arminianismo ou calvinismo.

Vc entendeu errado, eu não disse (pelo menos aqui não):
- façamos o bem,
- tenhamos misericórdia do próximo,
- preguemos o evangelho a ele.

Discordo de vc, a pregação do evangelho "não" está acima disso tudo. A pregação do evangelho é isso tudo.

Concordo com vc, "o conhecimento é mto necessario para a pregação... Não podemos desprezar o estudo da palavra".

Certo!

Tuco disse...

:-)

Ótimo.
Caso encerrado!

Helder Nozima disse...

Roger,

Uau...o ano não acabou e já tenho certeza que li o post mais idiota de todos. Parabéns!

Primeiro por não provar a relação entre vontade e futuro. Afinal, posso ter vontade de fazer coisas e não conseguir executar nada por fatores alheios à minha vontade.

Segundo, por negar a onisciência divina e sequer se dar ao trabalho de provar isso em seu post.

Terceiro, por simplesmente dizer que a parábola do bom samaritano encerra o debate, no ar...sem mostrar qual a relação entre ela e o debate.

Quarto, porque o debate calvinismo vs. arminianismo não tem nada a ver com socorrer o próximo, de modo que a parábola é irrelevante neste debate.

Quinto, porque ao recontar a parábola dando categorias teológicas aos personagens, fez um elogio à ignorância teológica, dizendo que o samaritano não entendia nada de teologia.

Sexto, pelo seu fantástico exercício especulativo sobre os pensamentos do samaritano na parábola, uma verdadeira aula sobre Providência.

Sétimo, pela sua humildade em considerar o debate encerrado com o seu "brilhante" post. Duvido que alguém consiga superá-lo ainda esse ano! Parabéns mais uma vez!

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Cara, Helder,

pelo que entendi, de tudo aquilo que Jesus disse, uma das coisas mais difíceis, para mim, confesso, é bendizer os que me amaldiçoam. Mas vc não me amaldiçoa... então não preciso bendizê-lo :P

Mas seu comentário não é idiota, é excelente!! Vc, cara, é o idiota!!

Seu comentário amaldiçoa o meu texto... e vc ironicamente me parabeniza.

1. Seu coment tem razão, existem vontades frutradas e elas em si, só se referem ao passado.

2. Onde foi mesmo que meu texto negou a onisciência divina? (Parabéns para seu coment que conseguiu ler algo que não escrevi talvez nas entrelinhas...)

4. Vou repetir pois gostei disso: "o debate calvinismo vs. arminianismo não tem nada a ver com socorrer o próximo". EXATAMENTE, nada, nadinha, não socorre o próximo em absolutamente nada. Eu mesmo não poderia expressar isso melhor!

6. sem maiores observações(Parabéns para seu coment que conseguiu ler algo que realmente escrevi)

Então só posso reafirmar que vc é um idiota assim como eu, e isso no mais belo sentido da palavra. (como escrevi hoje aqui http://teologia-livre.blogspot.com/2010/01/o-deus-em-quem-creio-1.html) "Aparentemente vc também está aqui simplesmente para refletir e se relacionar, na forma mais imbecil, infantil e ingênua dessas palavras."

Bem vindo ao clube!

Helder Nozima disse...

Sobre a negação da onisciência: "Daí a conseqüência lógica de, uma vez havendo o exercício da vontade e havendo conseqüências futuras, averiguarmos as "responsabilidades", pelo lado humano ou divino (que como todos sabem deveria ser onisciente)."

Deveria? A entrelinha fica clara demais para ser ignorada.

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Caro Helder,

ah! o tom já melhorou um pouco agora! Afinal se vc é amigo do Clóvis, "deveria" ser meu amigo ;(

Quero primeiramente louvar-te em mostrar-se interessado em dialogar com alguém que possui pensamentos tão divergentes dos teus.

Sobre a negação da onisciência. Não se apresse!

O "Deveria" (não me lembro mais como se chama esse tempo verbal) mas vem expressar "uma possibilidade" ou "uma não possibilidade". Entende?

Eu somente quis "não afirmar" que Ele seja, mas em hipótese alguma "neguei que seja". Por razões que não cabem aqui. (ok. darei uma só para exemplo, a própria definição do que seja onisciente. Assemelha-se ao termo onipotente. Deus pode tudo mesmo? Ele pode mentir? O que a Bíblia fala expressamente sobre isso? Ele pode negar-se a si mesmo? Então, o que se entende por onipotência pode vir a trazer malentndidos, o mesmo quando se diz que não pode criar um círculo redondo!! Imagino que onisciência tenha os mesmos viéis.)

O texto não foi escrito só para ti. Deixei aberto esse tema, como boa parte do texto, para que cada um entenda o que julgar melhor. Saí a sua ânsia em buscar provas disso ou daquilo e não encontrar. Não foi meu objetivo, e dificilment será, querer provar qualquer coisa, a não ser pra mim mesmo (e mesmo assim olhe lá!).

Enfim, você poderia ter resolvido esse ponto assim vou dar algumas dentre tantas opções:

(que como todos sabem deveria ser onisciente)...

a) ...e é.
b) ...e muitos crêem que é.
c) ...e poucos crêem que não é.
d) ...e arminianos malditos crêem que não é.
e) ...e calvinista fanáticos crêem que é

Mas ainda bem que vc não fez nada disso pois, além de abrir oportunidade para esse breve e superficial diálogo, você mostrou-se fiel à sua própria música. Ou não?

Saudações fraternas,

Roger

Helder Nozima disse...

Roger,

O seu comentário ajudou a esclarecer o que o "deveria" deixava implícito. Você não crê na onisciência divina como exposta nos principais credos e confissões do cristianismo histórico. O simples fato de deixar isso em aberto ou de querer redefinir o termo (a definição historicamente consagrada não basta?) já mostra isso.

Como calvinista em sentido estrito, você sabe que a onisciência para mim é conseqüência do fato de que Deus decretou, de antemão, tudo o que aconteceria, inclusive todas as possibilidades ficcionais de criação imaginadas (desde coisas elaboradas, como a Terra Média de Tolkien até o universo dos heróis de bigode da Marvel Comics). Logo, pra mim é um termo tranqüilo.

E, pra mim, continua sendo lamentável que você negue (vá lá, não endosse) essa onisciência como definida nos credos e confissões históricos.

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Amigo Helder,

vc é um cara diferente (ou seria eu o diferente?). Talvez nem tanto por ser calvinista, mas pelo fato de morar em Brasília... (isso deveria ser uma piada, entenda por favor assim).

O fato, amigo brasiliense, é que estou anos luz distante de toda essa coisa. E se estou mais perto delas do que penso ou gostaria, é por isso mesmo que escrevi este post na tentativa de mantê-las na devida distância.

Saudações mineiras,

Roger

Janete Cardoso disse...

Ah por que tanta crítica? Aqui a teologia não é livre?
Eu gostei tanto rsrsrs

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Salve Jenete! Amém, amém, amém.

Eduardo Medeiros disse...

Ô Roger, seguinte meu véio. Concordo que a costurada na parábola é meio forçada e põe crença nos personagens que originalmente eles não tinham.

Mas, assim como a parábola é uma parábola, o enxerto também o é, e nesse sentido é válido para dizer o que quer dizer.

Já passei a muito tempo da fase de ficar discutindo essas teologias fechadas em si mesmo que querem explicar tudo e na verdade não explicam nada, pois quando colocadas lado a lado, se auto-anulam.

Ohh!! que blasfêmia sugerir que deus não seja onisciente...afinal de contas, o calvinismo conhece profundamente todos os mistérios da divindade!

Ainda bem que a sua teologia é livre, meu amigo. Me faz uma visita lá na minha sala do pensamento que agente tem muita figurinha pra trocar.

abraços

Heitor Alves disse...

Meu amigo,

Acho que seu texto é profundo demais para meu pobre intelecto, pois não entendi nadica de nada do que esta parábola tem a ver com livre arbítrio e presciência divina!

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Heitor,

nem eu nem você achamos o texto profundo e nem seu itelecto pobre.

Vc e eu sabemos que você não "entendeu nadica de nada do que esta parábola tem a ver com livre arbítrio e presciência divina!" E isso não é tão mal assim como parece. Por que você não entendeu? Vou arriscar a responder:

Já foi dito aqui "o debate calvinismo vs. arminianismo não tem nada a ver com socorrer o próximo".

Para ser mais direto eu diria que Jesus, infelizmente, teria outras prioridades, a ficar debatendo "livre arbítrio e presciência" e muito menos calvinismo vs. arminianismo, prioridades como por exemplo: (socorrer) e ensinar ser socorrido pelo próximo e amá-lo. (Teremos sempre que rever isso, a parábola fala de ser socorrido pelo próximo, leia mais uma vez com atenção.)

Mas isso não tira completamente o valor do debate, não. Jesus não abordou temas como, uso de drogas, adoração a Maria, graça (essa palavra em si não é encontrada em seus lábios, Paulo é quem foi inventá-la), homosexualismo, e tantas outras coisas que são para nós hoje tão fundamentais[principalmente para fundamentalistas]). Absurdo? Também acho!

Então que o debate continue, a despeito do que nos ensina Jesus, afinal, essa não seria a primeira nem a última vez que deixaríamos de lado Suas prioridades...

Andrea disse...

Será que fui só eu que entendi? Os personagens possuem suas crenças sim, um era sacerdote e outro, levita, as duas figuras religiosas mais importantes da época de Jesus. O terceiro, um samaritano, que na época era tido como pessoa inferior. Vemos as duas personalidades religiosas passando reto pelo homem caído, enquanto aquele que provavelmente nada sabia sobre religião, foi quem o socorreu. O que o Roger objetivou foi mostrar que nem sempre as figuras religiosas mais importantes, as que teriam capacidade de entrar em debates sobre qualquer assunto relativo a Deus, as que se consideravam praticamente as donas de Deus, bom, nem sempre são essas pessoas as que colocam em prática o que pregam. Ambos, o sacerdote e o levita, sabiam que tinham obrigação de auxiliar o homem caído, pela lei que os ordenava amar ao próximo. Mas não o fizeram. Quem o fez foi o samaritano, um homem que não estava preocupado com questões religiosas, e sim preocupado em prestar solidariedade ao caído. Ele não se preocupou em saber a que classe social ou religiosa o caído pertencia, não parou para pensar em teorias. Provavelmente, se fosse para entrar em um debate inútil sobre algum assunto irrelevante, e que não faz diferença alguma para quem está caído e precisa ser socorrido, tanto o sacerdote quanto o levita seriam capazes de ficar horas discutindo. Mas não executariam o simples ato de levantar e ajudar o homem caído e ferido. É um apelo para que nossas "autoridades" religiosas abandonem esses debates inúteis, e passem a ser como o samaritano, que quando vê um homem caído, só pensa em uma coisa: ajudá-lo e curar suas feridas. Que o amigo Roger me corrija se eu estiver errada. : )

Andrea disse...

Ou seja: para Deus não é a teologia que a pessoa defende que importa, não são as teorias, não é um conjunto de frases de uma profissão de fé, e sim se ela faz o que foi ordenado que fizesse. Amar o próximo, ter misericórdia, socorrer os caídos. Deus não está nem aí em saber se sou arminiana ou calvinista ou seja lá o que for, o que Ele quer saber é se eu presto socorro ou não a quem está caído e ferido, em vez de usar minhas teorias e teologias, para buscar justificativas que calem minha consciência por não estar cumprindo meu dever.

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Salve, Andrea,

nada como alguém da área agronômica para trazer luz ao texto(eu também venho de lá, sou técnico agrícola e administrador rural por formação).

Ao contrário de te corrigir, digo que seu comentário que venha corrigir qualquer coisa que eu tenha escrito de errado.


Saudações fraternas,

Roger

Andrea disse...

Não é engraçado que tenha havido pessoas que se preocuparam mais em refutar o que vc escreveu, ficaram procurando no texto, onde estava sua justificativa para o fim do debate entre arminianos e calvinistas (esperando talvez que vc propusesse uma nova doutrina, que permitisse juntar as duas coisas), mas não enxergaram o ensinamento da parábola? Parábolas não existem para ser lidas pensando em refutações, e sim para que se extraia delas o que pretendem ensinar.

Renanlf disse...

Se você perguntar a algum pastor que prega claramente Teologia da prosperidade: "O que voce esta pregando ae?"

Ele certamente dirá: "O evangelho."

Se você lê a biblia, claramente saberá que o que se prega nessa teologia não tem bases na biblia.

Por isso que eu digo, que as pessoas não podem ignorar as doutrinas, e falar que o evangelho está acima disso, pq as doutrinas são o entendimento do evangelho, e consequentemente a forma como se prega o evangelho.

Entende minha critica ao seu post?

Um abraço

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Renan,

Não. Não entendi sua critica a meu post.

Inelizmente, tenho que discordar de vc: poucas teologias estariam mais embasadas na Bíblia do que a Teologia da prosperidade. Eu diria até que ela está 100% baseada na Bíblia. Ou não?!

Abrçs,

Roger

O Tempo Passa disse...

Ai, mon Dieu!!!
Ô Renan, vc não percebeu que o hômi adora um debate e vai te ganhá no cansaço?!
Vc tá PREDESTINADO a perder!!!
Ô Roger, deixa o Renan ESCOLHER em paz a teologia que quiser!!!
Por mim, eu não iscôio nem debato. Só oiço com os óio. Ôxe!!!
Deus deve de tá rindo à bessa doceis dois, um quereno dizê pro otro qui Ele é só uma parte do que realmente É. Ô loco, sô!

Anônimo disse...

meus queridos tentar entender essas coisas só fas com que fiquemos mais confusos.. então para que entramos em debates que não vão dar em nada .. Deus é Deus e ponto final ele faz oque quizer e quem sou eu ou vcs para tentar explicar suas atitudes? a paz para todos

Anônimo disse...

quero aproveitar tambem para dizer que pensamentos formados é dificeu de ser mudado não concordam? eu tenho o meu e não quero expor pois vai gerar mas confusão.. então só quero desejar para todos que o importante é fazermos a vontade de Deus.. e pregarmos o seu evangélho a todos.

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE A ABORDAGEN DESSA PESSOA ANÓNIMA.. MAS SE OBSERVARMOS BEM TD NA VIDA DE UMA FORMA OU DE OUTRA ENTRA EM DEBATES.. POIS SE SOMOS PESSOAS COM PENSAMENTOS DIFERÉNCIADOS NÃO CONCORDA? FATO É QUE MUITOS DEBATES NÃO,CHEGAM A LUGAR NENHUM.. MAS MUITOS DEBATES SE TORNAM ESCLARECEDORES... EM FIM CONCORDO QUE NÓS NÃO PODEMOS FICAR QUESTIONANDO DEUS POIS ELE FAZ OQUE QUER.. MAS ISSO NÃO NQUER DIZER QUE NÃO PODEMOS PENSAR.. BOM SE VC NÃO GOSTA DE DEBATES EU ME PERGUNTO OQUE UMA PESSOA ESTATRIA PESQUIZANDO EM UM BLOG OU PAGINA ONDE SÓ VAI TE DEBATES? POR FAVOR NÉ?

Fábio disse...

Olá pessoal, como estou com o tempo livre, decidi dar um pitaco neste post. Vamos lá:
Calvinismo e Arminianismo são apenas sistematizações de doutrians realizadas por homens. Elas não são infalíveis, muito menos inquestionáveis. Tanto uma como a outra não são verdades absolutas.
Bem, partindo desta realidade, o post está correto. O Evangelho está além (ou acima) destas questões.
Evangelho é mensagem que precisa ser encarnada, vivida e expressada no amor e respeito ao próximo.
Gostei do post.
Fábio Bauab

Anônimo disse...

CARO FABIO SINTO MUITO MAS DESCORDO DE VC.. BOM COMO VC MESMO DISSE SE NÃO É VERDADE ABSOLUTA NÃO É VERDADE.. POIS A VERDADE NÃO TEM MEIO TERMO.. OU É VERDADE OU É MENTIRA.. E A BIBLIA É A VERDADE.. INFELISMENTE MUITOS DOUTORES É ESTUDIOSOS DA BIBLIA DE TANTO ESTUDAREM MUITAS DAS VEZES SE CONFUNDEM EM SUAS PROPIAS INTELIGÉNCIA.. EXISTE HOJE EM DIA MUITAS DOUTRINAS QUE DIZEM SER DA BIBLIA E ATE TEM VERSICOLOS BIBLICOS MAS NÃO PASSAM DE DOUTRINAS HUMANAS INVENTADAS PELO HOMEM..ETC... FIQUEM NA PAZ ASS: EVANDO

Anônimo disse...

Não existe verdade absoluta. Aliás, nós "evangélicos e crentes" somos fundamentalista!!! Que acredito ser o grande câncer dessa geração, pessoas que não sabem dialogar!!! Onde vamos parar com isso?!!!...
Infelizmente temos a mente "grega", somos letristas e não bíblicos.
Calvino acredita que Deus "sorri para alguns", que escolhe alguns, quando podemos parar e pensar que Deus escolheu apenas um...JESUS...e todos estão Nele, por isso não há eleição mas sim somos TODOS predestinados no amor Dele que ama e Salva a todos.
Bom essa é a minha opnião, mas graças a Deus que Teologia é dialogo e respeito e por isso é tão apaixonante.
Abraço a todos.

Maicon Custódio disse...

Se não existe verdade absoluta eu coloco a minha Bíblia na sacola e saio de cena...

Fábio disse...

Olha eu aqui de novo, pessoal!
Acho que houve algum engano na leitura do meu pitaco.
Eu não disse que não há verdades, disse apenas que tanto o calvinismo, quanto o arminianismo são sistematizações de doutrinas encontradas na Bíblia. O ponto de vista de ambos é totalmente diferente. Calvino parte da soberania de Deus para construir sua teologia. Ou seja, é de Cima (Deus) para baixo (humanidade). Já o arminianismo, parte de baixo (livre arbítrio) para Cima (salvação).
Quem está certo? Tudo dependerá das lentes que colocarmos para analisar e ordenar os textos bíblicos.
Um bom exemplo do que estou falando é a ordo salutis apresentada pelos dois sistemas.
Para mim, acima destes dois sistemas está o Evangelho anunciado por Jesus. É simples assim. Por isto afirmei que não são verdades absolutas. O que é muito diferente de afirmar que não há verdades.
É isto aí. Podemos discordar sempre, mas desrespeitar... jamais.
Abraços.
Fábio

Anônimo disse...

acredito que DEUS e o AMOR ,que são a base da nossa fé, são verdades absolutas, o restante da bíblia precisa ser revisto e repensado.
Onde vamos parar com essas igrejas transformando o sangue de Jesus em um líquido dourado e brilhoso, na busca de tantos Milagres absurdos!.
Acredito que Jesus foi 100% Humano, portanto a nossa fé precisa ser revista.
abraço.

Anônimo disse...

TA CERTO FABIO EU É QUE ENTENDI ERRADO.. POIS TENHO A CERTEZA QUE A BIBLIA É A VERDADE ASOLUTA E NADA MAIS.. MAS EMFIM TENHO TODA CERTEZA QUE TODOS NÓS TEMOS UM PESAMENTO DEFINIDO SOBRE ARMINIANISMO E CALVINISMO.. EU TENHO A MINHA MAS É AQUILO QUE SEMPRE DIGO PENSAMENTO FORMADO É DIFICIU DE SER MUDADO.. ABRAÇO.. ASS: EVANDO

Anônimo disse...

Um dos mais excitantes sinais do nosso tempo é o crescente interesse pelo estudo da Palavra de Deus e da Teologia Bíblica da Reforma. Ao invés de preferirem a literatura mundana de seus pais, muitos jovens estão lendo hoje livros tais como "A Escravidão da Vontade", de Martinho Lutero, e as "Institutas", de João Calvino. Na medida em que lêem e comparam a Teologia dos Reformadores Protestantes com suas Bíblias, começam a perceber que muito da teologia do evangelismo contemporâneo tem negligenciado a graça, e tem dado ênfase às obras da carne. Se eles forem além e estudarem a história da Teologia, aprenderão também que a doutrina da maioria das igrejas "evangélicas", hoje, é a teologia humanista de Erasmo, de Roma. É neste ponto que eles começarão a perceber, exatamente, por que Fundamentalistas e Liberais, Protestantes e Católicos, Episcopais e Pentecostais podem trabalhar lado a lado, nas maiores cruzadas de reavivamento do século vinte. Aquilo que estas igrejas sustentam, em comum, é a exaltada doutrina a respeito do homem esposada por Erasmo, e sagacissimamente definida por Arminius, tornada popular por Wesley e, finalmente, polida por muitos psicólogos cristãos do nosso tempo.

Anônimo disse...

Estranho como possa parecer, há muitos hoje que insistem, dizendo que crêem na salvação pela graça, contudo insistem também em que o homem tem o poder de "tomar a decisão por Cristo". Argumentam, dizendo que "Deus ama a todos igualmente e do mesmo modo", porém estão certos de que Ele está mandando algumas pessoas para o inferno. Afirmam que a Bíblia ensina que o Criador de todas as coisas, certamente, é onipotente, mas estão igualmente convencidos de que o homem finito é plenamente capaz de obstruir a vontade de Deus. Em quase todos os casos, o problema está no fato de estas estimadas pessoas não conhecerem a doutrina bíblica. Elas não têm ouvido dos púlpitos de suas igrejas coisa alguma senão algo a respeito do plano da salvação e sumários sermões doutrinários que informam esse plano! Se lhes pedíssemos que explicassem o significado de doutrinas tais como redenção, propiciação, reconciliação, remissão e expiação, essas pessoas se limitariam a murmurar trivialidades ou ficariam simplesmente sem ter o que dizer. Por quê? Simplesmente porque nunca foram ensinadas, nem tiveram o vigor espiritual necessário para, por si mesmas, descobrirem o que é que as Escrituras ensinam a respeito da obra de Cristo. Há, porém, uma coisa que elas sustentam em comum: A convicção de que o homem pode usar sua própria vontade positiva para aceitar a Cristo e garantir, por si mesmo, "sua salvação".

Muitos batistas, que pensam ser anti-calvinistas, não estão cientes do fato de que um dos seus maiores pregadores - Charles Haddon Spurgeon - foi um sólido defensor dos cinco pontos do Calvinismo. Este pregador de língua de ouro disse:

"As velhas verdades que Calvino pregou, que Agostinho pregou, que Paulo pregou são as verdades que eu devo pregar hoje, ou, de outro modo, serei falso à minha consciência e ao meu Deus. Eu não posso fabricar a verdade. Eu nada sei a respeito de como abrandar as ásperas arestas de uma doutrina. O Evangelho de João Knox é o

meu Evangelho. Aquele Evangelho que ribombou através da Escócia deve ribombar através da Inglaterra outra vez."

Através da História, muitos dos grandes evangelistas, missionários e vigorosos teólogos sustentaram as preciosas doutrinas da graça, conhecidas como Calvinismo. Por exemplo, William Carey enfatizou solidamente a predestinação, mas não hesitou em chamar o homem ao arrependimento de seus pecados e a confiar em Cristo. A soberania de Deus e a responsabilidade do homem em crer na Palavra de Deus não são doutrinas absolutamente incompatíveis. Uma vez que os ensinos básicos do Calvinismo sejam corretamente compreendidos, o coração se aquece e a urgência de partilhar o Evangelho com outros torna-se quase irresistível. Burns, da China, M’Cheyne, Whitfield, Brainerd, Bonar, Lutero, Knox, Latimer, Tyndale, Rutherford, Bunyan, Goodwin, Owen, Watson, Watts, Newton, Hodge, Warfield e Pink são apenas uns poucos gigantes do púlpito, cujas pregações brilharam com a doutrina da graça soberana. Todos eles proclamaram um fervente amém às seguintes palavras de Spurgeon:

"Deleito-me em proclamar estas velhas e fortes doutrinas apelidadas de Calvinismo, porque são certa e seguramente a verdade revelada por Deus, como ela está em Jesus Cristo."

Anônimo disse...

OS CINCO PONTOS DO ARMINIANISMO"

Um teólogo holandês chamado Jacob Hermann, que viveu de 1560 a 1609, era melhor conhecido pela forma latinizada de seu último nome, Arminius. Ainda que educado na tradição reformada, ele se inclinou para as doutrinas humanistas de Erasmo, porque tinha sérias dúvidas a respeito da graça soberana(de Deus), como era ensinada pelos Reformadores. Seus discípulos, chamados arminianos ou sectários de Aminius, disseminaram o ensino de seu mestre. Alguns anos depois da morte de Arminius, eles formularam sua doutrina em cinco pontos principais, conhecidos como Os Cinco Pontos do Arminianismo.

Pelo fato de as igrejas dos Países Baixos, em comum com as principais Igrejas Protestantes da Europa, subscreverem as Doutrinas Reformadas da Bélgica e as Confissões de Heidelberg, os Arminianos resolveram fazer uma representação ao Parlamento Holandês. Este protesto contra a Fé Reformada, cuidadosamente escrito, foi submetido ao Estado da Holanda, e, em 1618, um Sínodo Nacional da Igreja reuniu-se em Dort para examinar os ensinos de Arminius à luz das Escrituras. Depois de 154 calorosas sessões, que consumiram sete meses, Os Cinco Pontos do Arminianismo foram considerados contrários ao ensino das Escrituras e declarados heréticos. Ao mesmo tempo, os teólogos reafirmaram a posição sustentada pelos Reformadores Protestantes como consistente com as Escrituras, e formularam aquilo que é hoje conhecido como Os Cinco Pontos do Calvinismo (em honra do grande teólogo francês, João Calvino).

Ao longo dos anos, a estudada resposta do Sínodo de Dort às heresias arminianas tem sido apresentada na forma de um acróstico formado pela palavra TULIP. Daí o nome deste pequeno livro. Os Cinco Pontos do Calvinismo são:

T - Total Depravity - Depravação Total

U - Unconditional Election - Eleição Incondicional

L - Limited Atonement - Expiação Limitada

I - Irresistible Grace - Graça Irresistível

P - Perseverance of Saints - Perseverança dos Santos

Uma vez que vamos examinar, pormenorizadamente, aquilo que os teólogos reformados de Dort querem dizer com os Cinco Pontos do Calvinismo, retro referidos, consideremos primeiro, sumariamente, os Cinco Pontos do Arminianismo.

Anônimo disse...

1 - Vontade Livre. O primeiro ponto do Arminianismo sustenta que o homem é dotado de vontade livre. Os Reformadores reconhecem que o homem foi dotado de vontade livre, mas concordam com a tese de Lutero - defendida em sua obra A Escravidão da Vontade - , de que o homem não está livre da escravidão a Satanás. Arminius acreditava que a queda do homem não foi total, e sustentou que, no homem, restou bem suficientemente capaz de habilitá-lo a querer aceitar Cristo como Salvador.

2 - Eleição Condicional. Arminius ensinava também que a eleição estava baseada no pré-conhecimento de Deus em relação àquele que deve crer. Em outras palavras, o ato de fé, por parte do homem, é a condição para ele ser eleito para a vida eterna, uma vez que Deus previu que ele exerceria livremente a sua vontade, num ato de volição positiva para com Cristo.

3 - Expiação Universal. Conquanto a ulterior convicção de Arminius fosse a de que Deus ama a todos, de que Cristo morreu por todos e de que o Pai não quer que ninguém se perca, ele e seus seguidores sustentam que a redenção (usada casualmente como sinônimo de expiação) é geral. Em outras palavras: A morte de Cristo oferece a Deus base para salvar a todos os homens. Contudo, cada homem deve exercer sua livre vontade para aceitar a Cristo.

4 - A Graça Pode Ser Impedida. O arminiano, em seguida, crê que uma vez que Deus quer que todos os homens sejam salvos, Ele envia seu Santo Espírito para atrair todos os homens a Cristo. Contudo, desde que o homem goza de vontade livre absoluta, ele pode resistir à vontade de Deus em relação à sua própria vida. (A ordem arminiana sustenta que, primeiro, o homem exerce sua própria vontade e só depois nasce de novo.) Ainda que o arminiano creia que Deus é onipotente, insiste em que a vontade de Deus, em salvar a todos os homens, pode ser frustrada pela finita vontade do homem como indivíduo.

5 - O Homem Pode Cair da Graça.. O quinto ponto do Arminianismo é a conseqüência lógica das precedentes posições do seu sistema. O homem não pode continuar na salvação, a menos que continue a querer ser salvo.

Anônimo disse...

O CONTRASTE

Quando contrastamos estes Cinco Pontos do Arminianismo com o acróstico TULIP, que forma os Cinco Pontos do Calvinismo, torna-se claro que os cinco pontos deste são diametralmente opostos aos daquele. Para que possamos ver claramente as "linhas de batalha" traçadas pelas afiadas mentes de ambos os lados, comecemos por fazer um breve contraste entre as duas posições à base de ponto por ponto.

Ponto 1

O Arminianismo diz que a vontade do homem é "livre" para escolher, ou a Palavra de Deus, ou a palavra de Satanás. A Salvação, portanto, depende da obra de sua fé.

O Calvinismo responde que o homem não regenerado é absolutamente escravo de Satanás, e, por isso, é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente (para salvar-se), dependendo, portanto, da obra de Deus, que deve vivificar o homem, antes que este possa crer em Cristo.

Ponto2

Arminius sustentava que a "eleição" é condicional, enquanto os Reformadores sustentavam que ela é incondicional.Os Arminianos acreditam que Deus elegeu àqueles a quem "pré-conheceu", sabendo que aceitariam a salvação, de modo que o pré-conhecimento (de Deus) estava baseado na condição estabelecida pelo homem.

Os Calvinistas sustentam que o pré-conhecimento de Deus está baseado no propósito ou no plano de Deus, de modo que a eleição não está baseada em alguma condição imaginária inventada pelo homem, mas resulta da livre vontade do Criador à parte de qualquer obra de fé do homem espiritualmente morto.

Dever-se-á notar ainda que a segunda posição de cada um destes partidos (Arminianos e Calvinistas) é expressão natural de suas respectivas doutrinas a respeito do homem. Se o homem tem "vontade livre", e não é escravo nem de Satanás nem do pecado, então ele é capaz de criar a condição pela qual Deus pode elegê-lo e salvá-lo. Contudo, se o homem não tem vontade livre, mas, na sua situação atual, é escravo de Satanás e do pecado, então sua única esperança é que Deus o tenha escolhido por sua livre vontade e o tenha elegido para a salvação.

Ponto 3

Os Arminianos insistem em que a Expiação (e, por esta palavra, eles significam "redenção") é universal. Os Calvinistas, por sua vez, insistem em que a Redenção é parcial, isto é, a Expiação Limitada é feita por Cristo na cruz.

1. Segundo o Arminianismo,Cristo morreu para salvar não um em particular, porém somente àqueles que exercem sua vontade livre e aceitam o oferecimento de vida eterna. Daí, a morte de Cristo foi um fracasso parcial, uma vez que os que têm volição negativa, isto é, os que não a querem aceitar, irão para o inferno.

2. Para o Calvinismo,Cristo morreu para salvar pessoas determinadas, que lhe foram dadas pelo Pai desde toda a eternidade. Sua morte, portanto, foi cem por cento bem sucedida, porque todos aqueles pelos quais ele não morreu receberão a "justiça" de Deus, quando forem lançados no inferno.

Anônimo disse...

Ponto 4

Os Arminianos afirmam que, ainda que o Espírito Santo procure levar todos os homens a Cristo (uma vez que Deus ama a toda a humanidade e deseja salvar a todos os homens), ainda assim, como a vontade de Deus está amarrada à vontade do homem, o Espírito (de Deus) pode ser resistido pelo homem, se o homem assim o quiser. Desde que só o homem pode determinar se quer ou não ser salvo, é evidente que Deus, pelo menos, "permite" ao homem obstruir sua santa vontade. Assim, Deus se mostra impotente em face da vontade do homem, de modo que a criatura pode ser como Deus, exatamente como Satanás prometeu a Eva, no jardim (do Éden).

Os Calvinistas respondem que a graça de Deus não pode ser obstruída, visto que sua graça é irresistível Os Calvinistas não querem significar com isto que Deus esmaga a vontade obstinada do homem como um gigantesco rolo compressor! A graça irresistível não está baseada na onipotência de Deus, ainda que poderia ser assim, se Deus o quisesse, mas está baseada mais no dom da vida, conhecido comoRegeneração. Desde que todos os espíritos mortos (= alienados de Deus) são levados a Satanás, o deus dos mortos, e todos os espíritos vivos (= regenerados) são guiados irresistivelmente para Deus (o Deus dos vivos), nosso Senhor, simplesmente, dá aos seus escolhidos o Espírito de Vida. No momento em que Deus age nos eleitos, a polaridade espiritual deles é mudada: Antes estavam mortos em delitos e pecados, e orientados para Satanás; agora são vivificados em Cristo, e orientados para Deus.

É neste ponto que aparece outra grande diferença entre a Teologia Arminiana e a Teologia Calvinista. Para os Calvinistas, a ordem é: primeiro o dom da vida, por parte de Deus, e, depois, a fé salvadora, por parte do homem.

Ponto 5

Os Arminianos concluem, muito logicamente, que o homem, sendo salvo por um ato de sua própria vontade livremente exercida, aceitando a Cristo por sua própria decisão, pode também perder-se depois de ter sido salvo, se resolver mudar de atitude para com Cristo, rejeitando-o! (Alguns Arminianos acrescentariam que o homem pode perder, subseqüentemente, sua salvação, cometendo algum pecado, uma vez que a Teologia Arminiana é uma "teologia de obras" - pelo menos no sentido e na extensão em que o homem precisa exercer sua própria vontade para ser salvo.) Esta possibilidade de perder-se, depois de ter sido salvo, é chamada de "queda (ou perda) da graça", pelos seguidores de Arminius. Ainda, se depois de ter sido salva, a pessoa pode perder-se, ela pode tornar-se livremente a Cristo outra vez e, arrependendo-se dos seus pecados, "pode ser salva de novo". Tudo depende de sua contínua volição positiva até à morte!

Os Calvinistas sustentam muito simplesmente que a Salvação, desde que é obra realizada inteiramente pelo Senhor - e que o homem nada tem a fazer antes, absolutamente, "para ser salvo" -, é óbvio que o "permanecer salvo" é, também, obra de Deus, à parte de qualquer bem ou mal que o eleito possa praticar. Os

eleitos "perseverarão" pela simples razão de que Deus prometeu completar, em nós, a obra que Ele começou. Por isso, os cinco pontos de TULIP incluem a Perseverança dos Santos.

Anônimo disse...

A VONTADE DE DEUS

Com base nas Santas Escrituras, comecemos nossa comparação dos Cinco Pontos do Arminianismo com os Cinco Pontos do Calvinismo, estabelecendo a base bíblica a respeito da vontade e dos decretos de Deus. Quando falamos da vontade de Deus (= Jeová), queremos dizer que ela não é senão expressão do seu Ser onipotente e onisciente. Se Ele é onipotente, como o atestam as Escrituras, Ele realizará tudo o que está incluído nos seus propósitos, e, se Ele é onisciente, não cometerá erros no seu plano original, nem terá necessidade de alterar o seu propósito original:

"... diz o Senhor que faz estas coisas conhecidas desde séculos" (At 15.18).

Como afirmou Benjamin Warfield, cuidadosamente: "Na infinita sabedoria do Senhor de toda a terra, cada evento se realiza com precisão no seu próprio lugar, no desdobramento do seu plano divino. Nada, por pequeno e estranho que seja, ocorre sem estar prescrito, ou em sua particular adequação ao seu lugar, na realização do seu propósito; no fim de tudo, será manifestada a sua glória e aumentado o seu louvor. Esta é a filosofia do Universo, tanto no Velho como no Novo Testamentos, uma visão do mundo que alcança unidade num absoluto decreto, ou propósito, ou plano do qual tudo o que acontece é apenas o seu desdobramento no tempo."

Portanto, como veremos, o que quer que aconteça na história da humanidade, acontece em virtude do fato de estar de acordo com o eterno plano ou propósito de Deus. Se alguma coisa deve ocorrer contra a vontade de Deus, porque na opinião da criatura finita "é boa", então Satanás e o homem, pelo menos ocasionalmente, devem ser iguais ou superiores ao Criador, cuja palavra sustenta que Ele é onipotente e totalmente irresistível! Por outro lado, se a vontade determinante de Deus reflete a imutável natureza do seu Ser, ela não pode nem ser obstruída nem anulada. Portanto, o que quer que venha a ocorrer em qualquer parte da criação, e em qualquer tempo da história, ocorre porque o Deus onisciente conheceu o fato como uma possibilidade, desejou-o como uma realidade, por sua onipotência, e estabeleceu-o no seu plano ou propósito.

Veremos, mais adiante, que não há conflito entre as poderosas obras que manifestam sua santidade, justiça e juízo, e as gloriosas obras que revelam sua graça, amor e perdão. À luz de toda a Escritura, Deus será visto de modo perfeitamente consistente tanto quando condena uns, como quando perdoa outros; tanto quando revela seu soberano juízo e justiça sobre os pecadores que não se arrependem, como quando declara sua graça soberana, perdoando livremente àqueles que escolheu " em Cristo Jesus", antes da fundação do mundo. Como o único Agente genuinamente livre, em toda a eternidade, que não é influenciado por nenhuma criatura ou força externa, só Ele, o Senhor da Glória, pode dizer desafiantemente:

Anônimo disse...

Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e me compadecerei de quem me aprouver ter compaixão" (Rm 9:15).

Como o único Ser, no tempo e na eternidade, com absoluta liberdade de querer as coisas como Ele as vê, Deus traçou um plano que inclui tanto a eleição como a reprovação. Paulo diz:

"E não ela somente, mas também Rebeca ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus quanto à eleição prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já lhe fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú" (Rm 9:10-13).

Em outras palavras: Sem levar em conta o bem ou o mal em relação aos dois homens (Jacó e Esaú), Deus fez de Jacó o objeto do seu amor e Esaú o objeto de sua ira. Por quê? Para que seu propósito ou Plano Divino, de acordo com a eleição (ou escolha de pessoas ou eventos que realizam sua vontade), "ficasse firme". O Deus das Escrituras não se desculpa pelo fato de ter determinado deixar a maioria dos homens passar a eternidade sob o seu juízo, dando-lhes exatamente aquilo que merecem, ao mesmo tempo em que, também, determinou ordenar para a salvação alguns que, igualmente, são merecedores do juízo, porque é do seu agrado agir assim para mostrar sua natureza de graça, misericórdia e amor na presença dos anjos eleitos. Paulo pôde dizer:

"... porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo" (I Ts 5: 9).

Cristo, na verdade, é um escândalo para os não-regenerados, e o seria também para todos os homens, se Deus não tivesse escolhido e regenerado alguns dentre eles, levando-os ao arrependimento e dotando-os de fé em sua Palavra. Pedro diz que o Salvador é:

"Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos" (I Pe 2:8).

Neste texto, Pedro usa a mesma palavra grega que significa "ordenados" ou "estabelecidos", e que Paulo emprega quando diz que nós, ao contrário, "não fomos ordenados" à ira e à descrença. Quando o apóstolo Paulo deseja mostrar como Deus ordenou uns para a salvação, sem levar em conta quaisquer qualidades de bem que tivessem feito, e, ao contrário, quando deseja mostrar que Deus ordenou outros para a condenação, diz:

Anônimo disse...

Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em tio meu poder, e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra" (Rm 9:17).

Em outras palavras, quando Deus precisou de alguém para executar o seu plano - alguém que resistisse à sua Palavra e perseguisse a Israel e o matasse; escolheu a Faraó. Dentre os milhões de espermatozóides que poderiam ter fecundado o ovo preparado da mãe de Faraó, Deus determinou que um fecundasse e se tornasse rei do Egito. Esse indivíduo, em particular, perfeitamente preparado para a tarefa de levar a bom termo aqueles feitos que fizeram cumprir-se, perfeitamente, o propósito de Deus naquele admirável momento histórico. Para levar adiante o seu plano, Deus não precisou fazer Faraó agir contra sua própria natureza. Ele apenas usou a pessoa que tinha todos os ingredientes necessários com os quais responderia positivamente ao "príncipe do poder do ar" e, ao mesmo tempo, realizaria o propósito divino estabelecido desde toda a eternidade! Isto não é senão a enunciação do princípio, que diz:

"Pois até a ira do homem há de louvar-te..."(SI 76:10).

Antes de ter lançado os fundamentos do céu e da terra, o Criador determinou que cada criatura e cada ato da história seria para a sua glória e honra, e não para a glória e honra de outro. Ele determinou também que "ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai" (Fp 2:10-11).

Além disso, àqueles que se recusam a aceitar o eterno decreto de Deus, Paulo escreve:

"Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para, do mesmo barro, fazer um vaso para honra e outro para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas de sua glória em vasos de misericórdia, que para a glória preparou de antemão...?" (Rm 9:20-23).

Em suma, o Divino Oleiro determinou que algumas de suas criaturas fossem preparadas ou "escolhidas" para serem vasos de desonra, cujo fim seria o castigo eterno. Outras, feitas do mesmo barro, foram predestinadas a serem vasos apropriados para dar glória ao seu nome, e ordenadas para gozar a eternidade na alegria dos céus. Oh, Deus meu! Se Paulo estivesse pregando uma tal mensagem numa boa parte de púlpitos "evangélicos" hoje, haveria uma reunião incontinente do Conselho de Oficiais da Igreja, e o pregador seria expulso antes mesmo de eles saírem para o almoço! Não admira, pois, que a Escritura diga:

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Is 55:8-9).

Anônimo disse...

Certamente, o caminho de Deus não é o caminho "que parece certo ao homem". Contudo, lembremo-nos, o caminho que parece muito certo à razão do homem é, na verdade, o caminho de Satanás, e o seu fim é a morte eterna, como diz Salomão:

"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" (Pv 14.:12).

Os homens podem conluiar e podem fazer projetos seguindo o plano contrário de Satanás, o seu deus, mas não podem agir de modo contrário à vontade e ao plano de Deus, que preordenou toda a história, desde os maiores aos menores eventos, mesmo os mais (aparentemente) insignificantes! Quanto aos resultados (deste plano), os santos de Deus podem "dar graças em todas as coisas", porque sabem que o Criador estabeleceu um plano que garante que "todas as coisas’, na história, operarão, no seu conjunto, para o bem dos seus eleitos. Eles podem enfrentar os seus inimigos, que procuram arruinar suas vidas, bem como podem enfrentar os eventos que os têm afligido e penalizado, e dizer como José:

"Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém, Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida" (Gn 50:20).

Como reconheceu Nabucodonozor, depois de recobrada a sua sanidade, podemos entender que:

"Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" (Dn 4:35).

Loraine Boettner sumariou isto, dizendo: "Tudo foi infalivelmente determinado e imutavelmente lixado por Deus, desde o começo, e tudo o que acontece no tempo não é senão a realização daquilo que foi ordenado na eternidade."

Jeová diz:

"Lembrai-vos das coisas passadas da antigüidade; que eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antigüidade as coisas que ainda não aconteceram; o meu conselho permanece de pé, farei toda a minha vontade" (Is 46:9-10).

Quão arrasador do Eu é um tal testemunho! Como à mente carnal do homem aborrece a doutrina da graça soberana e do castigo! Como o coração do homem se rebela contra os decretos do Todo-Poderoso, que governa sem que sua imutável vontade seja violada! Como o homem odeia, quando lhe dizem:

"O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos" (Pv 16: 9).

Anônimo disse...

A mente carnal procura criar o seu próprio deus, que ama a todas as coisas, que se afina com todos os modos do mal e da loucura, e sucumbe à vontade dos homens maus, que gritam: "Desigualdade!" Os homens, pecadores que são, não podem tolerar um Deus que diz:

"... Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi, e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhes os ouvidos, e fecha-lhes os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos, e a entender com o coração, e se converta e seja salvo" (Is 6: 9-10).

Contudo, este é precisamente o Deus que temos na Escritura, quer o vejamos através dos Profetas do Antigo Testamento, quer o vejamos na pessoa do seu Filho amado, no Novo Testamento. Como Lutero, rudemente, coloca a questão: "Ofende grandemente à nossa natureza racional o fato de Deus, com base em sua só vontade imparcial, deixar alguns homens entregues a si mesmos, tratá-los duramente e, então, condená-los! Porém, Deus demonstrou abundantemente - e continua a fazê-lo - que esse é realmente o caso, isto é, que a única razão pela qual alguns são salvos e outros perecem, está na sua vontade de salvar àqueles e condenar a estes".

"Logo, (Deus) tem misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz" (Rm 9:18).

A Palavra de Deus é o seu poder para a salvação de todos os que crêem. Ele determina quem há de crer e quem não há de crer. Deus declara:

"... assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei" (Is 55":11).

Notemos! A vontade de Deus é realizada pela sua Palavra, naquilo para o que foi enviada. Dois homens, talvez gêmeos idênticos, estão sentados na Igreja, assistindo à pregação da Palavra de Deus. Um recebe Cristo e o outro rejeita o Salvador. Por quê? Cuidado com a resposta à base da razão humana, mas responda com base na Escritura! Segundo a Bíblia, a Palavra de Deus realiza a vontade de Deus.

Assim, permanece o fato de que um homem crê, porque essa é a vontade de Deus; e outro rejeita, porque também essa é a vontade de Deus. Não fosse a escolha divina, e a eleição de alguns para salvação, ninguém seria capaz de crer. Só crêem aqueles "que são ordenados para a salvação", porque a Palavra de Deus nunca retorna vazia, frustrada ou anulada. Sempre, e sem exceção, realiza o prazer do Deus soberano, porque ele decretou que o seu plano divino prosperará em cada pormenor, como diz o Livro de Atos:

"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (At 13:48)

Anônimo disse...

DEPRAVAÇÃO TOTAL

O primeiro dos Cinco Pontos do Calvinismo é facilmente lembrado, uma vez que começa, em Inglês, com a primeira letra do acróstico que formou a palavra TULIP. Se conservássemos a ordem das palavras, em Inglês, a expressão seria Total Depravação.

Para compreendermos adequadamente a doutrina da salvação, precisamos conhecer a doutrina do homem, segundo as Escrituras. Concordará a Bíblia com a posição arminiana - de que o homem não é totalmente decaído -, ou declarará ela que o homem é totalmente depravado, isto é completamente incapaz de, no seu estado pecaminoso, cooperar para conseguir a salvação ou de contribuir, de alguma forma, para alcançar a própria salvação? J. C. Ryle afirmou mui apropriadamente:

"Há muito poucos erros e falsas doutrinas cujos começos não se possam atribuir a pontos de vista incorretos a respeito da corrupção da natureza humana. Maneiras erradas de considerar uma doença trarão sempre, consigo, o uso errado de remédios. Pontos de vista errados a respeito da corrupção da natureza humana propiciarão o emprego de antídotos errados para a cura dessa corrupção".

Plenamente cientes de que começar com uma falsa hipótese pode significar o ponto de partida para uma terrível heresia, os augustos teólogos do Sínodo de Dort formularam o primeiro dos Cinco Pontos do Calvinismo, como uma réplica à exposição dos Cinco Pontos do Arminianismo.O homem, disseram eles, tornou-se "totalmente depravado".

Agora, o ponto fundamental é saber o que os teólogos reformados querem dizer com a expressão "Depravação Total". Talvez a questão possa ser melhor respondida, dizendo-se o que a expressão não significa. Não significa "depravação absoluta". Isto quer dizer que alguém expressa o mal de sua natureza pecaminosa, tanto quanto possível, a todo momento. "Depravação Total", portanto, não significa que o homem seja incapaz de realizar algum bem humano. Todos nós sabemos que o mais perverso dos homens é capaz de algum bem humano. Todos temos lido história de "gangsters", barões de bebidas alcoólicas, prostitutas e alcoviteiros, ao lado de vendedores de entorpecentes, que têm praticado ações de benemerência, ações humanitárias. Não, a doutrina reformada da "Depravação Total" não afirma que, no homem, não há bem algum. Quando o homem se mede pelo homem, ele é sempre capaz de encontrar algum bem em si mesmo ou nos outros.

Anônimo disse...

A Depravação Total, segundo os luminares da Reforma Protestante (tais como Lutero, Calvino e Knox), significa que o homem é tão degradado quanto pode ser. Significa que o homem está além de toda capacidade de se auto-ajudar porque, como diz Paulo, o homem nasce neste mundo "morto em delitos e pecados" e, portanto, totalmente leal a Satanás, o deus dos mortos. Daí vem o argumento do Apóstolo:

"... delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também

todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais." (Ef 2:2-3).

A Depravação do Homem ou a Incapacidade Total de livrar-se, por si mesmo, da escravidão do pecado está fundamentada no fato de o espírito humano estar morto desde o nascimento do homem.

A Depravação Total significa que o homem, em seu estado natural, é incapaz de fazer qualquer coisa ou desejar qualquer coisa que agrade a Deus. Enquanto ele não nascer de novo, por obra do Espírito Santo, e enquanto o seu espírito não for vivificado pela graça de Deus, o homem é escravo de Satanás ("o príncipe do poder do ar"), que o leva a satisfazer todos os desejos da carne, que são inimizades contra Deus. Aos olhos de Deus, o "melhor dos homens" só alimenta pensamentos maus, porque os homens são orientados a fazer apenas o bem humano, para o glória de si mesmos ou para a glória de Satanás, mas nunca para a glória do Criador. De fato, isso está bem patente nas Escrituras:

"E viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração" (Gn 6 :5).

A Depravação Total não exclui a idéia de que o homem possa pensar que é detentor de grande soma de bem, porém a Bíblia diz:

"Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?" (Jr 17:9).

Do ponto de vista divino, todos os homens estão sob condenação porque amam o pecado, e o pecado da desobediência à vontade de Deus impede o homem de dar toda glória a Deus. Quando o homem insiste em que ainda possui no seu coração uma centelha do bem divino, e que está procurando andar segundo Deus, a Palavra de Deus diz:

" Não há justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer" (Rm 3:10-11).

Quando o homem é visto da posição do Deus de absoluta justiça e santidade, a Bíblia declara:

"A condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más" (Jo 3:19).

Anônimo disse...

O homem é totalmente depravado no sentido de que tudo, na sua natureza, é rebelião contra Deus. O homem é leal ao deus das trevas e ama a escuridão, mais do que a luz. Sua vontade, portanto, não é totalmente livre. Ele está preso, pela carne, ao impiedoso príncipe das trevas. A Depravação Total significa que o homem, por sua "livre vontade", nunca se decidirá por Cristo. Nosso amado Senhor diz, de modo contundente:

"Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida" (Jo 5:40).

Por que nosso Senhor diz isso? Porque a vontade do homem não regenerado está presa pelos laços do pecado e da morte ao deus dos que estão espiritualmente mortos. Como Paulo diz a Timóteo, eles "foram feitos cativos" pelo Diabo, para "cumprirem a sua vontade" (II Tm 2:26).

A Depravação Total significa que o homem natural é totalmente incapaz de discernir a verdade. De fato, o homem não regenerado considera ridículas as coisas de Deus:

"... homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (I Co 2:14).

A doutrina da Depravação Total está de acordo com a Escritura. O homem não pode ver ou saber as coisas concernentes ao reino de Deus, sem que, primeiro, seja regenerado pelo Espírito Santo. O espírito morto (no pecado) só percebe as coisas do homem e de Satanás. Por isso, o Senhor disse a Nicodemos:

"...Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3:3).

Crianças que não nascem não podem ver a luz. Homens mortos no pecado também não vêem a luz. Os homens naturais, não regenerados, não podem compreender as coisas de Deus, pois nascem espiritualmente mortos e, por isso, só conhecem as trevas. São totalmente depravados, totalmente incapazes de pensar, de perceber ou de fazer qualquer coisa que agrade a Deus, até que Deus determine o momento adequado para dar-lhes vida e entendimento. A fé vem depois do dom ou da dádiva da vida. O dar a vida é da vontade de Deus. Veja-se a ordem em que isto ocorre:

"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo - pela graça sois salvos" (Ef 2:4-5).

O homem não é salvo por algum ato fictício de sua própria "livre vontade". Ele é salvo pela graça (= "favor imerecido") de Deus que, em primeiro lugar, lhe dá a vida, e, então, instila fé em seu coração, como um dom gratuito. Paulo continua:

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não (vem) de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9).

Anônimo disse...

Observemos! A salvação é dom de Deus. Não é obra do homem. Deus decretou que as obras da carne não terão parte na "tão grande salvação", que Ele mesmo providencia. Éobra de Deus através do dom da vida. Ele nos regenerou, quando ainda estávamos mortos nos pecados. A fé também é dom de Deus. Somos salvos por meio da fé que "não é de nós mesmos".

A Depravação Total significa que o homem não tem "vontade livre", no sentido de ser livre para confiar em Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador. Este primeiro ponto, como resposta aos Cinco Pontos do Arminianismo, sustenta que as Escrituras ensinam que o homem é escravo do pecado, que ele está espiritualmente morto, que ele ama as trevas mais do que a luz, e que ele só pode ouvir a voz de Satanás - a menos que Deus lhe dê ouvidos para ouvir e olhos para ver, porque lhe agrade agir assim.

"O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez assim um como o outro" (Pv 20:12).

Dai as palavras de Jesus: "Qual é a razão por que não compreendem a minha linguagem? E porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é o vosso pai" (Jo 8:43-44).

Depravação Total significa que o homem não regenerado está enredado no pecado, sem esperança, atado por Satanás com laços da morte espiritual, e, por isso, totalmente desinteressado das coisas do Criador, e isso até chegar o tempo de aqueles laços serem quebrados, e de a morte ser substituída pela vida eterna, coisa que só a obra de Deus pode realizar, pois só Ele dá a fé que deseja e faz as coisas que agradam a Deus. Eis o que Paulo fala dos eleitos:

"...porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2:13).

Exatamente como Lázaro jamais teria ouvido a voz de Jesus, nem jamais "teria saído para fora", sem que primeiro Jesus lhe tivesse dado vida, assim todos os homens, "mortos em delitos e pecados", devem primeiro receber vida de Deus, antes de poderem vir a Cristo. Desde que os espiritualmente mortos não podem querer receber vida, mas podem ser levantados de entre os mortos somente pelo poder de Deus, assim o homem natural não pode, por sua própria "livre vontade" fictícia, querer ou desejar obter a vida eterna. Como Jesus diz, em João 10:26-28:

"Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão."

Pela Depravação Total afirma-se que a única esperança do homem perdido está na eleição baseada no propósito ou plano de Deus. Somente os que "são de Deus" ouvem a voz de Deus, chamando-os pelo nome para irem a Ele. Jesus disse àqueles que não creram nele:

"Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvido, porque não sois de Deus" (Jo 8:47).

Anônimo disse...

ELEIÇÃO INCONDICIONAL

O segundo dos Cinco Pontos do Calvinismo é, também, facilmente lembrado porque começa com a letra U, que é a segunda letra do acróstico que forma a palavra TULIP. U é a primeira letra da palavra inglesa unconditional (-- incondicional). A doutrina da Eleição Incondicional é afirmada também na Baptist Confession of Faith (= "Confissão de Fé Batista"), de 1689, em termos quase idênticos aos da Confissão de Fé de Westminster, e dos termos dos Trinta e Nove Artigos, da Igreja da Inglaterra, como também dos termos da Confissão Belga, da Confissão de Heidelberg e dos Cânones de Dort. Eis os termos:

"Antes da fundação do mundo, e de acordo com o seu eterno e imutável propósito, do seu secreto conselho e do bom prazer da sua vontade - movido por sua só livre graça e sem qualquer outra razão que, na criatura, servisse de condição para movê-lo a agir assim -‘ Deus predestinou para a Vida àqueles que escolheu em Cristo para a glória eterna."

Lembramos que, sobre este ponto, a posição arminiana sustenta que o pré-conhecimento (de Deus) está baseado no ato positivo da vontade do homem, como condição ou causa que move Deus a elegê-lo para a salvação. Todas as Grandes Confissões, de acordo com os Reformadores Protestantes, declaram que a eleição é incondicional. Em outras palavras, o pré-conhecimento de Deus está baseado no seu decreto, plano ou propósito que expressa a sua vontade, e não num ato previsto de volição positiva da parte do homem. Devemos, portanto, voltar nossa atenção para a Escritura, a fim de descobrir se o pré-conhecimento de Deus está baseado na vontade e propósito do homem, ou na vontade e propósito de Deus mesmo. Paulo afirma:

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou..." (Rm 8:28-29).

Vemos, na passagem acima, que a eleição está baseada no plano divino ("de acordo com o seu propósito"), de modo que o pré-conhecimento de Deus também está fundamentado nesse propósito e resulta dele, e não nas obras do homem que é eleito. É por isso que Paulo afirma:

"E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por causa das obras, mas por aquele que chama)... está escrito: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú" (Rm 9:11-13).

Na passagem acima, o Apóstolo declara que a base da eleição está em Deus mesmo, ou, seja, está na vontade e propósito de Deus, e não no ato de fé ou de alguma outra condição (como diria Arminius) existente na criatura humana, condição tanto para o bem como para o mal! A eleição é incondicional. O homem nada pode fazer para merecê-la!

As Escrituras acentuam que Deus não elege pessoas para serem salvas por causa de algum bem ou de alguma coisa eminente que veja nelas. Ao contrário, Deus se apraz em usar o fraco, o vil e o inútil, de modo a assegurar que somente Ele seja glorificado!

Anônimo disse...

"Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes, e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, eaquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus" (I Co 1:26-29).

Em sua segunda Carta a Timóteo, Paulo reafirma a eleição incondicional, quando escreve:

"...segundo o poder de Deus que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos" (II Tm 1:8, 9).

Mais uma vez nossa chamada ou eleição não é condicionada por qualquer coisa que o homem possa fazer para Deus (tal como exercer volição positiva), mas depende exclusivamente do "propósito de Deus". A eleição é incondicional e em nada depende das obras do homem. Com relação à afirmação de que o homem nada pode fazer para merecer a escolha de Deus - uma vez que sua natureza depravada só é capaz de responder positivamente a Satanás -‘ Jesus testifica, dizendo:

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis fruto..." (Jo 15:16).

De fato, segundo Paulo, a escolha foi feita por Deus antes que Ele tivesse feito qualquer outra coisa:

"... assim como nos escolheu nele (= em Cristo) antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele..." (Ef 1:4).

A qualquer um eqüivale a blasfêmia afirmar que o homem é capaz de, por sua própria "livre vontade", decidir-se por Cristo, quando o Filho de Deus, que tem autoridade para fazê-lo, diz de maneira inequívoca:

"Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer" (Jo 6:44).

Somente àqueles a quem o Pai considera conveniente escolher, por sua livre vontade, sem qualquer tipo de condição da parte deles, é dada a fé que os habilita para a salvação. Notemos o claro testemunho de Lucas:

"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna" (At 13:48).

O Senhor Jesus insiste em que a Vida e a Fé são concedidas como obras de Deus, e não como obras do homem. Diz ele:

"...o Filho vivifica àqueles a quem quer" (Jo 5:21).

"...A obra de Deus é esta, que creiais naquele que por ele foi enviado" (Jo 6:29).

Com toda imparcialidade, o evangelista que diz à multidão: "E o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora", deve dizer, também, antes: "aquele que o Pai me dá esse virá a mim" (Jo 6:37).

A quem Jesus não lançará fora? Àquele que vai a Ele! E quem vai ao Salvador? Ele responde: "Todo aquele que o Pai me dá!" A decisão de ir a Cristo, portanto, é obra que Deus realiza no homem, e não escolha da "vontade livre" do homem!

Efetivamente, há esplêndida amostra da eleição incondicional dada por Jesus, quando diz aos líderes de Israel:

"... digo-vos que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses... e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão à viúva de Sarepta... Muitos leprosos havia também nos dias de Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o Siro" (Lc 4:25-27;cf. I Rs 17:8-24; II Rs 5:1-17).

Não havia, da parte de Naamã nem da parte da viúva de Sarepta, qualquer condição que pudesse ser descrita como "boa"; contudo, Deus considerou oportuno agir, por sua livre graça, em favor deles, não obstante serem ambos pagãos. Deixou de lado aqueles que estavam ativamente envolvidos com a "observação" da Lei de Moisés, e cobriu de favor imerecido aos que não o conheciam.

Anônimo disse...

Naturalmente, aconteceu o inevitável, quando Jesus tornou público o assunto da eleição incondicional, isto é, o ato da escolha da parte de Deus, pela graça e segundo o seu propósito, sem qualquer condição de bem da parte do homem. Os ouvintes tentaram matá- lo e quiseram atirá-lo penhasco abaixo. Homens rebeldes, intratáveis e amargos, em seu estado natural de não-regenerados, odeiam qualquer doutrina que negue ao homem uma parte mínima de sua glória!

Eis um outro exemplo: Quando Jesus terminou o seu grande discurso sobre ser Ele "o pão que desceu do céu", Ele disse:

"Por causa disto é que vos tenho dito: Ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele" (Jo 6:65-66).

Por quê? Porque o Filho de Deus insistia em que a eleição está baseada na vontade de Deus e não na do homem! Jesus despojou-os do seu ego exaltado, de que alguma condição boa ou favorável deve existir neles, para que Deus os eleja.

Se a eleição dependesse do homem, ele nunca creria, porque o homem é totalmente depravado e incapaz de fazer aquilo que é bom aos olhos de Deus. Deixado a si mesmo para decidir-se por Cristo, sem que antes a fé lhe seja outorgada por um ato de Deus, o homem nunca irá a Cristo!

"Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida" (Jo 5:40).

EXPIAÇÃO LIMITADA

Chegamos ao ponto que nos parece o mais difícil dos Cinco Pontos do Calvinismo, e isso porque a comunidade cristã tem sido condicionada emocionalmente por falsas práticas, que se originaram de falsas doutrinas relacionadas com o surgimento de missionários e com o levantamento de fundos para missões.

Quando falamos na obra meritória de Cristo, na cruz, dizemos corretamente que Ele morreu por todos os homens igualmente, como dizem os Arminianos, ou afirmamos mais acuradamente (com os Calvinistas) que Cristo morreu só pelos eleitos?

Antes de nos manifestarmos a respeito de uma conclusão apressada, baseada em emoções ou em tradições denominacionais, vejamos o que a Palavra de Deus e a Lógica têm a dizer com respeito a este assunto de vital importância.

Muito daquilo que pensamos a respeito da morte expiatória de Cristo estará condicionado por aquilo que entendemos significar a simples palavra "Mundo". No Evangelho de João, esta palavra tem sentido especial. Observemos que esta palavra pode significar: 1. O universo ordenado, que é o seu sentido clássico; 2. Pode significar a própria terra; 3. Pode designar os habitantes humanos da terra; 4. Pode significar a humanidade sujeita ao juízo do Criador, e alienada dele, no sentido ético; 5. Pode significar o povo que estava ao redor de Cristo, tanto gentios como judeus; 6. Pode significar o reino de forças más, tanto de natureza angélica (maligna) como de natureza humana, relacionado com a terra; 7. Pode significar homens de toda tribo e nação, mas não de todas as tribos e nações, em sua totalidade.

Anônimo disse...

Em outras palavras, o vocábulo "mundo" pode referir-se a tudo o que Deus criou, ou à esfera terrena habitada pela humanidade como um todo, ou aos contemporâneos de Cristo, na Palestina, ou a todas as forças más relacionadas com a terra, em sua rebelião contra Deus, ou, ainda, pode designar pessoas de cada tribo e nação que vivem na face da terra. Assim, onde quer que a palavra "mundo" apareça deve ser considerada de acordo com o seu contexto; do mesmo modo deve-se considerar a palavra "todos". Por exemplo, as Escrituras registram a seguinte expressão dos fariseus:

"... vede que nada aproveitais! Eis aí vaio mundo após ele" (Jo 12:19).

Ora, é óbvio, do contexto, que a palavra "mundo" aí não quer dizer que toda a humanidade seguia a Jesus, uma vez que os próprios fariseus, que disseram essas palavras, não seguiam a Jesus! Nessa ocasião, portanto, a palavra "mundo" inclui só os circunstantes próximos de Jesus, quer fossem eles judeus quer fossem gentios, atraídos entusiasticamente a seguir a Jesus (porque tinham ouvido que Ele ressuscitara a Lázaro de entre os mortos).

Tomemos como outro exemplo o texto áureo das Escrituras:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).

Os Arminianos, naturalmente, sustentam que a palavra "mundo", nesse texto, significatoda a humanidade, porque eles crêem na pós-destinação (= destino determinadodepois que Deus prevê a volição positiva, como obra do homem, para ir a Cristo>. Os Calvinistas, por outro lado, coerentemente, sustentam que a palavra "mundo" designa "homens de toda tribo e nação", mas não "todas as tribos e nações, em sua totalidade". Esta interpretação é fruto de sua convicção de que a Escritura ensina que a eleição está baseada no propósito de Deus, propósito que não é afetado por qualquer tipo de condição por parte do homem, uma vez que a vontade do homem não é livre, mas escravizada a Satanás, ao pecado e à morte!

Portanto, se cremos que a Bíblia ensina que Deus é soberano, que o seu plano é imutável e que sua eleição é incondicional, devemos concluir que a expiação é limitada àqueles a quem Deus, livremente, desejou tornar objetos de sua graça, pois graça significa "favor imerecido". Se é um ato que Deus realiza, sem nenhum mérito da parte do homem, a "graça", como "favor imerecido", exclui aeleição condicional, isto é, exclui a eleição baseada no mérito do homem. O ponto de vista Arminiano insiste em afirmar que o ato de fé, por parte do homem, é que o torna merecedor da eleição, de acordo com o pré-conhecimento de Deus. Se fosse assim, o homem seria salvo pelas obras, e não pela graça de Deus. Isto implicaria em que o homem, pelo menos, teria condições de fazer alguma coisa que agrada a Deus, e a faria por sua própria livre vontade. Paulo nega esta possibilidade, quando escreve:

"... sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3:24).

Anônimo disse...

Retornando novamente a João, 3.16, consideremos a questão: Por quem Cristo morreu? Backtrackconsidera o versículo com as seguintes perguntas:

1. Quem é que não perecerá, mas terá a vida eterna?

2. Quem deverá crer, segundo a Escritura?

3. Quem, então, está incluído na palavra "mundo?"

Intimamente, todos concordarão que a resposta à primeira questão acima é: Todo aquele que crer nele!

O Arminiano responderá à segunda questão acima, dizendo: Todo aquele que, de sua livre vontade, decidir confiar em Cristo! O Calvinista responderá à mesma pergunta, dizendo: Todo aquele que o Pai escolheu em Cristo, por sua livre e soberana vontade. Observemos algo admirável! As posições arminianas e calvinistas concordam em que a palavra "mundo", em termos daqueles por quem Cristo morreu, isto é, em termos dos que crêem, inclui "homens de toda tribo e nação, masnão todas as tribos e nações, como um todo, uma vez que nem todos confiarão em Cristo!

Os arminianos devem, pelo menos, concordar em que o sangue de Cristo é suficiente, em valor, e que sua morte vicária é de dignidade infinita aos olhos de Deus, e é eficienteou eficaz somente em relação aos eleitos, quer sob o ponto de vista arminiano, quer sob o ponto de vista calvinista. Atualmente, o ponto de vista arminiano da expiação universal não é sustentável. Sua única saída é dizer que a vontade de Deus é frustrada pelo homem, porque Cristo, ao que se supõe, morreu por todos os homens aos quais Deus quis salvar, porém não pôde fazê-lo! Isto, naturalmente, significaria que Deus não é onipotente, e que Cristo obteve apenas uma pequena vitória na cruz, uma vez que mais homens têm morrido na descrença, do que têm ido à glória através da fé na obra consumada do Salvador, no Calvário. Alguns reivindicarão as palavras de Pedro:

"...pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (II Pe 3:9).

Anônimo disse...

Correto. Porém, tomemos cuidado com as regras básicas da linguagem, tanto na gramática portuguesa quanto na gramática grega, pois a interpretação é a mesma em ambas as línguas, sendo igualmente a mesma a conclusão. Comecemos por responder à pergunta: A quem é dirigida a 2ª Epístola de Pedro, na qual se encontram as palavras do texto acima? Ouçamos a resposta do próprio Apóstolo:

"Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (II Pe 1:1).

Ele está escrevendo aos crentes, aos eleitos, àqueles cuja fé descansa na justiça de Deus, e não em alguma condição de justiça própria, por parte do homem.

Em seguida, uma outra questão: Qual é o contexto da passagem na qual se encontra o versículo acima? É o contexto "onde está a promessa da sua vinda" (II Pe 3:4). Pedro acrescenta: "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco... (II Pe 3:9).

Pare por um momento e responda simplesmente à questão: A quem Pedro se dirige, quando usa o pronome pessoal "vós"? Refere-se ele a todos, a eleitos e não-eleitos, ou estará escrevendo aos que obtiveram fé igualmente preciosa na justiça de nosso Deus e salvador Jesus Cristo"?(II Pe 1:1).

É óbvio que Pedro está falando só aos crentes, quando diz "vós". Por que o Senhor é longânimo em relação à promessa de sua vinda? Pela simples razão de não querer que "nenhum (de vós, isto é, dos crentes) pereça, mas que todos (vós, isto é, os eleitos) cheguem ao arrependimento" (II Pe 3:9).

Ninguém pode basear-se em II Pe 3: 9, para apoiar a posição de Arminius, sem violentar o contexto, aplicando-o mal e desrespeitando a correta interpretação tanto no Português como no Grego. A afirmação de Pedro ali, como em toda a sua Carta, é a de que Cristo morreu por nós (os eleitos), e não por todo o mundo. Ele está de acordo com Paulo, que escreve:

"Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecadopor nós..." (II Co 5:21). "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós..." (Rm 5:8).

O único significado que convém à palavra "mundo", na Escritura, quando relacionada com a salvação dos eleitos, é o que traduz a idéia de "homens de cada tribo e nação", excluindo a idéia de tribos e nações, como um todo. Paulo diz:

"... Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, não nos dará com ele graciosamente todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?..." (Rm 8:31-33).

Cristo não morreu por todos os homens! A expiação é limitada! A redenção é particular! Só a eleita noiva de Cristo (a Igreja) é o objeto do amor de Deus. Paulo diz:

"...Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela..."(Ef 5:25).

O todos pelos quais o Senhor morreu são os eleitos que o Pai escolheu e entregou ao Filho, como "uma noiva santa e sem defeito". Deus, o Pai, não nos elegeu porqueéramos santos e sem defeito. Paulo diz:

"... assim como nos escolheu nele (= em Cristo) antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor, nos predestinou para ele..." (Ef 1:4-5).

Anônimo disse...

Não escolhidos porque,mas escolhidos para que pudéssemos ser santos e sem defeito diante de Deus. Fomos predestinados em amor, não porque em lugar algum da Escritura a expressão "amados de Deus" é aplicada a quaisquer outras pessoas, senão aos santos. Nunca é aplicada ao "Mundo" em geral, de modo a incluir os reprovados. Sobre estes prevalece o "juízo de Deus", ao passo que, para aqueles (= os santos) "não há condenação". Só os eleitos são objeto específico do amor de Deus! Eis o que diz o apóstolo Paulo:

"Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do (nosso) Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém" (GI 1:3-5).

Vejamos um exemplo claro de que a Bíblia ensina que a expiação é limitada. No capítulo 10 do Evangelho de João, nosso Senhor identifica-se com Jeová, o "Bom Pastor" do Salmo 23. Quando ele fala de suas "ovelhas", é óbvio que ele está se referindo aos eleitos que o Pai lhe deu por sua livre vontade. Ele diz:

"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim" (Jo 10.14).

Quem são as ovelhas que o conhecem e quais as que ele conhece? Suas ovelhas são todos os crentes, os eleitos. Ele diz:

"...Eu dou a minha vida pelas ovelhas" (Jo 10:15).

Em outras palavras: Quando Cristo deu a sua vida na cruz do Calvário, deu-a por suas ovelhas, os eleitos do Pai! Não são todos os homens que estão incluídos na expressão "minhas ovelhas". Portanto, Cristo não deu sua vida por todos os homens. Aos que estavam ao seu redor, naquela ocasião, ele disse:

"Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas" (Jo 10:26).

Os reprovados, os não-eleitos, os descrentes não estão incluídos no número daqueles por quem Cristo deu a sua vida. Ele morreu só pelas suas ovelhas. Além do mais, quando ele as chama pelo nome, elas o seguem, mesmo por que o Pai predestinou-as para fazê-lo. Notemos as palavras de Cristo:

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem" (Jo 10:27).

Ele dá a vida eterna como um dom gratuito àqueles que o Pai lhe deu antes que o Universo fosse criado. A salvação é obra do Deus irresistível e onipotente, o único que é "maior do que todos" os outros, tanto homens como anjos!

"Aquilo que o meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar" (Jo 10:29).

As Escrituras não ensinam que Cristo morreu para salvar a todos dos seus pecados. Afirma-nos, e claramente, que a morte de Cristo foi consumada para a salvação do seu povo, que o Pai escolheu desde a eternidade. Como diz Pedro:

"Vós, porém, sois raça eleita... nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus..." (I Pe 2:9).

Por que, pois, os Calvinistas crêem na expiação limitada? Pela simples e boa razão calcada no fato de Cristo e seus santos Apóstolos crerem nela e a ensinarem! Veja-se o que diz Mateus:

"Ela dará à luz um Filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (Mt 1:21).

E Paulo afirma:

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5:8).

Anônimo disse...

GRAÇA IRRESISTIVEL

O quarto ponto do Calvinismose contrapõe ao quarto ponto do Arminianismo,sob o título de Graça Irresistível. OsCalvinistas insistem em que a salvação está baseada na livre vontade de Deus e, desde que Deus é onipotente, sua graça não pode ser resistida, isto é, não pode ser rejeitada. Os Arminianos, por sua vez, respondem que a salvação está baseada sobre a livre vontade do homem, que é capaz de rejeitar a vontade soberana de Deus, mesmo quando cortejado pelo Espirito Santo. Assim, para oArminianismo, o homem é suficientemente poderoso para obstruir ou resistir à graça de Deus, que quer desesperadamente que todos os homens sejam salvos!

Talvez devêssemos começar este assunto definindo a palavra grega charis, que é consistentemente traduzida por "graça" no Novo Testamento. O significado básico da palavra "graça" é "favor imerecido". Graça é algo que Deus faz em favor do homem, e que o homem não merece, seja qual for a razão ou o motivo que alegue. Se o homem merece aquilo que recebe de Deus, ele o obteve por si mesmo. Suas obras, assim, pressupõem recompensa. Mas aquele que não tem obras para, por meio delas, condicionar o favor de Deus, precisa clamar por graça. Esta é a base do questionamento de Paulo:

"Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e, sim, como dívida. Mas ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica ao ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça"(Rm 4:4-5).

Desde que a fé "é dom de Deus" e "não das obras", ela é um ato da graça (= de favor imerecido) da parte de Deus para com o homem. Ao contrário, se a obra da fé é obra do homem, então Deus lhe é devedor. Porém, se a fé é obra de Deus e dom de Deus ao homem, então o homem, absolutamente, não tem em si mesmo condiçõesque o façam merecer a salvação como uma recompensa! Segundo Paulo, foi Deus

"... que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos" (II Tm 1:9).

Que é que os Catvinistasquerem dizer quando falam em graça irresistível? Primeiro, responderemos negativamente. Não querem significar que Deus faça violência ao espírito do homem, forçando-o a fazer algo que o homem não queira, assim como não forçou Judas a fazer o que fez. Judas agiu livremente, de acordo com o bom prazer de Satanás, seu mestre, e fez aquilo que o seu espírito morto, sua alma corrompida pelo pecado, determinou que ele fizesse. Esta foi, precisamente, a razão pela qual Cristo - conhecendo aquele que escolhera para conviver com ele, dia após dia, durante três anos e meio, no seu ministério público -‘ escolheu Judas. Sem sofrer coerção alguma, Judas cumpriu a determinação de Deus. Eis como Lucas registra esse fato:

"... sendo este (Jesus) entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos" (At 2:23).

Anônimo disse...

A palavra "irresistível", quando aplicada a respeito da graça de Deus para com os seus eleitos, significa que Deus, por "sua própria livre vontade", dá vida àqueles que escolhe. Desde que o espírito humano vivificado,que é nascido de novo, é dominado pelo Deus vivo, de maneira irresistível, e o espírito humano morto no pecado é dominado pelo deus dos mortos, Satanás, de maneira também irresistível, Deus faz reviver (-- torna vivos) a todos aqueles que escolheu em Cristo Jesusantes da fundação do mundo. É o dom da nova natureza que nos faz aceitar a Cristo de maneira absolutamente irresistível! O porco, de acordo com a sua natureza, gosta de rolar na lama, ao passo que o cordeiro, também de acordo com a sua natureza, desdenha a sujeira. "Morto em delitos e pecados", o homem não regenerado chafurda-se na lama do pecado e da descrença, porque é de sua própria natureza o agir assim! Porém, quando Deus dá aos seus eleitos - objetos do seu amor - uma nova natureza, as coisas velhas passam, e eis que tudo se faz novo! A nova natureza, que é o espírito vivificado, que é uma nova criação em Cristo, tem a Deus como irresistível, da mesma forma que antes, morto no pecado, tinha ao diabo como irresistível!

Os Arminianos, contudo, insistem em que o Deus onipotente, em sua vontade de salvar a todos os homens, pode ser frustrado pela vontade de qualquer indivíduo incapaz e impotente! Em outras palavras, o próprio Espírito Santo é tido (por eles) como impotente para dar vida, se a vontade do pecador é a de rejeitar a dádiva do Espírito de Deus. Isto contradiz as palavras de Cristo:

"... o Filho vivifica àqueles a quem quer" (Jo 5:21).

Em parte alguma a Bíblia diz que o homem escolhe a vida eterna por sua própria livre vontade. Ao contrário, as Escrituras afirmam que aquele que o Pai der ao seu amado Filho, virá a ele, porque o Pai quer que ele venha. Ouçamos a Jesus:

"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora" (Jo 6:37).

A quem o Senhor não lançará fora, segundo declara? De acordo com suas palavras na primeira parte do texto acima, são aqueles que o Pai determinou fossem a Jesus! A isto chamamos "graça irresistível!"

Anônimo disse...

Sejamos lógicos na nossa maneira de pensar a respeito da "vontade". Há a vontade de Deus, da qual a Bíblia diz:

"Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade,ele opera com o exercício do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem dizer: Que fazes?" (Dn 4:35).

A seguir, temos a vontade de Satanás, a mais poderosa criatura que Deus criou. Como arquimimigo de Deus, e mais poderoso do que o homem, que foi "criado um pouco menor do que os anjos", Satanás, não obstante, é menos poderoso do que Deus. Vê-se isto no fato de Jeová estabelecer estreitos limites à ação do velho Acusador. O registro de Jó dá um bom número de exemplos dos limites que o Senhor estabeleceu à ação de Satanás, e que ele não podia ultrapassar, quando perseguia a Jó. Portanto, mesmo que Satanás seja mais poderoso do que os santos anjos, ele não é onipotente, como Jeová, nem ainda onisciente e/ou onipresente como Jeová. Satanás é um poder de segunda classe!

O homem, por outro lado, é um poder de terceira classe. Ele não é capaz de (por si mesmo) resistir a

Satanás, porque sua vontade é inferior à vontade do Diabo. Paulo diz que o homem não regenerado, que se opõe aos servos de Deus que ensinam a Palavra,

"... são feitos cativos por ele (Satanás) para cumprirem a sua vontade" (II Tm 2:26).

Como pode Satanás enlaçar o perdido "em sua vontade?" Pelo simples fato de o homem - sem o Espírito Santo - ser um poder inferior, que não pode resistir à mais poderosa criatura já criada! É por esta razão que os que estão "mortos em delitos e pecados" são governados pelo Diabo, que se contrapõe a Deus.

"... e nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência" (Ef 2:2).

Os reprovados são manobrados pelo Diabo. Fazem sua vontade porque "são filhos da ira" e estão sob a condenação de Deus. Os perdidos têm a sua vontade presa, porque são irresistivelmente dominados pelo deus dos mortos, a menos que o Deus dos vivos considere oportuno conceder-lhes o dom da vida e da fé.

Os reprovados, os não-eleitos, nunca são vistos como objetos do amor salvador de Deus. Só os eleitos que o Pai escolheu para dar ao seu amado Filho, como noiva, são declarados (na Bíblia) como "amados do Senhor". Não me cansarei de dizer-lhes que o amor de Deus não está baseado em imaginárias condições de qualquer tipo de bens que (existam) em nós! Paulo diz que Deus nos amou "quando estávamos mortos em pecados". Não fomos salvos porque Deus pré-conheceu em nos boas obras de fé", que resultariam de nossa volição positiva para com Jesus! Esse modo de pensar poria Deus na condição de devedorpara com o homem pecador. Paulo diz que tudo o que Deus faz é obra da graça. Aleluia!

"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo - pela graça sois salvos" (Ef 2:4-5).

Anônimo disse...

Mesmo os Arminianos devem entender que ao afirmarem que a graça de Deus - que quer salvar o homem - pode ser resistida e rejeitada, estão afirmando que o homem - uma criatura cujo poder é de terceira classe, e controlado por um poder mais alto, de segunda classe - é dotado de uma tal vontade livre que pode quebrar o poder superior de Satanás, e "escolher o caminho para o céu!" De duas uma: Ou o Pai celestial é permissivo e não se incomoda em permitir que os objetos de seu amor vão para o inferno, como eles desejam, ou o homem, criatura finita, sendo um poder de terceira classe, pode resistir a Deus, um poder de primeira classe! Isto eqüivaleria a reconhecer que um poder de terceira classe - o homem - é maior do que Deus! Inacreditável!

O homem não regenerado não pode ir a Cristo, porque está preso a Satanás. Para ele, Satanás é irresistível e Jeová desprezível! O homem não tem vontade livre, porque sua vontade está jungida a Satanás. O homem não tem poder para resistir a Deus, se Deus "quiser salvá-lo". O homem não é apenas um poder de terceira classe, submetido ao deus dos mortos, mas não pode nem mesmo resistir a seus maus hábitos e às luxurias de sua carne! O homem necessita que Deus o domine irresistivelmente por sua graça, pois, do contrário, o homem não poderá dar jamaisum passo na direção de Cristo. Daí as palavras do Senhor:

"Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer" (Jo 6:44).

Exemplo significativo deste fato nos é dado por Lídia, a vendedora de púrpura:

"... o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia" (At 16:14).

Quem abriu o coração dela para Jesus? Que ensina a Bíblia? Que o pecador abre o seu coração a Jesus, ou que é o Senhor que abre seu coração?

O homem é totalmente depravado e destituído de qualquer inclinação para com Deus. Ele jamais teve condição para ou esteve em condições de, por si mesmo, merecer a salvação. Portanto, ele só pode ser incondicionalmente eleito para se tornar o recipiente da vida e da fé. Cristo não morreu por todos os homens, porém somente para salvar àqueles aos quais o Pai escolheu, por sua livre vontade, de cada tribo e nação, sobre a face da terra. A morte de Cristo e o seu precioso sangue foram destinados, especificamente, àqueles que Deus determinou fossem ao seu amado Filho, pela fé, mediante a sua graça irresistível, e através do dom da vida concedida pelo Espírito Santo.

PERSEVERANÇA DOS SANTOS

Em suas afirmações, os Arminianos ensinam que a pessoa salva "pode decair da graça" e, portanto, pode perder a salvação uma vez adquirida. Desde que o ato de fé, para a salvação, depende da vontade do homem, há a possibilidade de a fé deixar de ser contínua e de o pecador cometer algum pecado digno de condenação, e, assim, por sua própria vontade, ele pode rejeitar a Deus e voltar-se para o seu velho mestre - o Diabo! Essa, naturalmente, é a única conclusão lógica a que pode chegar alguém que defende os quatro primeiros pontos do Arminianismo,e os "brilhantes" estudantes dessa doutrina sabem disso!

Os Calvinistas ensinam que os santos, também conhecidos como eleitos, nunca podem perder-se, uma vez que a salvação deles é assegurada pela imutável vontade do Deus onipotente! Uma vez que nenhuma condição, da parte do homem, determina a sua escolha; visto que as Escrituras ensinam que a eleição é incondicional, não há razão para o homem salvo temer a perda da salvação, pois quem o salva é a graça de Deus. Certamente, raciocina o Calvinista, se é da vontade de Deus que eu seja salvo- e a vontade de Deus é imutável -, eu sou alcançado pela salvação, permaneço nela e vou para o céu, porque essa é a vontade de Deus!

"Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas" (Tg 1:18).

Anônimo disse...

Assim, deparamo-nos com duas posições diametralmente opostas. Uma está baseada no raciocínio da mente carnal (que é sempre inimiga de Deus); a outra se constitui num fato baseado na Escritura. Consideremos, portanto, o que a bíblia diz:

"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus" (Fp 1:6).

Portanto, Deus, que é o Autor da "boa obra" (que Ele começou no eleito, e não o homem), "quer realizá-la (tempo verbal contínuo, ou manter em realização a obra no santo) até ao dia de Cristo Jesus", quando os eleitos receberão corpo ressurreto e sem pecado! Portanto, essa "boa obra" é dele e não nossa! Por isso, Paulo diz ainda aos cristãos de Filipos:

"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo de sua glória, segunda a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas coisas" (Fp 3:20-21).

Observe-se a quem o Pai deu "todo poder", de modo a torná-lo capaz de submeter "todas as coisas a si mesmo". Deu "todo poder" a nosso Rei-Salvador, que há de retornar! Ele é o glorioso de quem as Escrituras dizem:

"...lhe conferiste autoridade sobre toda carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste" (Jo 17:2).

Dará vida eterna a quantos? A quem? O Filho de Deus afirma também nos mais incisivos termos:

"E a vontade de quem me enviou é esta: Que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6:39).

Que diz a sua Bíblia? Perder-se-ão alguns dos que o Pai deu ao Filho? Ou não se perderá nenhumdos que o Pai lhe deu? Se é evidente que a salvação é do Senhor, é evidente também que, unia vez salvos pelo poder de Deus, estão salvos para sempre! Nada temos de fazer, absolutamente, para "receber a salvação", e nada temos de fazer também, absolutamente, "para conservar a salvação", porque a salvação nos é dada pela graça de Deus, e não pela vontade vacilante do homem! Notemos as palavras de Deus, o Filho:

"Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão" (Jo 10:28).

Quanto tempo dura a salvação que Deus nos dá por sua própria vontade? Poderá perecer a ovelha eleita pelo Bom Pastor? De quem são as palavras que citamos neste último versículo? Do homem ou de Deus? Por que será que alguns se baseiam em passagens não muito claras, nas Escrituras, para tentar anular passagens super claras? Pode ser porque se recusam a ter a salvação pela soberana graça de Deus, ou porque querem ter a salvação obtida por suas próprias obras de fé.

Vejam-se as palavras de Pedro ditas quando ele estava sendo dirigido e controlado pelo Espírito Santo. Para ele, os eleitos eram destinados

"... para serem herança incorruptível sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros, quesois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação preparada para revelar-se no último tempo" (I Pe 1:4-5).

Não é, pois, de maravilhar que Paulo tenha cantado exultantemente:

"... porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" (2 Tm 1.12). Confira esta passagem com João 17:11.

Anônimo disse...

Somos predestinados para o céu, porque Deus nos elegeu para a glória! É por isso que Paulo assegura aos Tessalonicenses:

"... para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançar a glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (II Ts 2:14).

Os céus são o nosso lar e a glória daquela habitação celestial é a nossa herança, porque Deus assim quis por meio de sua graça! Eis o que Paulo nos diz:

"... nele, (em Cristo) digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade" (Ef 1:11).

"...o que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos" (Rm 11:7).

"... por isso que Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espirito e fé na verdade" (II Ts 2:13).

1

É não pequena maravilha Paulo - sabendo que o Criador onipotente fez dele objeto do seu amor - dizer ousadamente:

"O Senhor me livrará também de toda obra maligna, e me levará salvo para o seu reino celestial" (II Tm 4:18).

Não pequena maravilha é Judas escrever aos eleitos de Deus:

"Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo" (Jd 1).

Não pequena maravilha é Paulo orar confiantemente pelos santos de Tessalônica:

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (I Ts 5:23-24).

Quem é que preserva os crentes "imaculados" até que Ele venha? Quem é que é fiel? Quem é que faz o maravilhoso trabalho de santificar e guardar? É nosso Senhor Jesus Cristo, naturalmente! Os santos perseveram,porque ele persevera. Não somos guardados em pedaços ou em partes, mas somos guardados completos, íntegros: "Espírito, alma e corpo". Ou, como diz Judas no fim de sua vigorosa Epístola:

"Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante de sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém" (Jd 24-25).

Sim, os santos perseverarãoporque o Salvador declara que quer perseverar em favor deles, e quer guardá-los!Se a perseverança depende do homem volúvel, com sua pecaminosa natureza decaída, então ele não tem esperança. A perseverança dos santos depende da graça irresistível que nos é assegurada porque Cristo morreu por nós, uma vez que a expiação que temos, pelo seu sangue, é limitada aos eleitos. Essa eleição, graças a Deus, não está baseada em qualquer condição de bem pré-conhecido em nós, pois "bom não há sequer um!" Pela graça de Deus, a eleição é incondicional e não se pode encontrar nenhuma condição por parte do homem, visto que ele é totalmente depravado, isto é, totalmente incapaz de exercer boa vontade para com Deus, totalmente impotente para, por isso mesmo, alcançar a vida ou, por sua livre vontade, totalmente incapaz de livrar-se do super poder do deus da morte!

Anônimo disse...

CONCLUINDO

Agora, o Autor desta avaliação feita sobre os Cinco Pontos do Arminianismo e sobre os Cinco Pontos do Calvinismo precisa, à luz das Escrituras, fazer uma confissão. Há não muitos anos passados eu era um arminiano convicto! Eu nasci de novo, pela vontade e graça de Deus, num altar metodista. Posteriormente, tornei-me um ministro metodista. Como eu precisava preparar mensagens expositivas para o povo de minha Igreja, eu procurava o sentido de cada palavra-chave no Grego ou no Hebraico. O resultado foi que logo eu percebi que a posição doutrinária da minha denominação não era compatível com o ensino bíblico. Finalmente, chegou o dia em que eu, cortesmente, renunciei ao meu púlpito. Não tive dissabor com a Igreja ou com o Bispo, pois eu sempre fora favorecido durante os meus nove anos de trabalho. Senti simplesmente que não era correto, para mim, ensinar de maneira contrária à organização que eu servia. Minha saída deu-se de tal maneira, que o Bispo devolveu-me os documentos da minha ordenação, com palavras de elogio pelos serviços fielmente realizados, e eu prossegui o meu caminho na excitante aventura da fé, que eu descobrira então.

Continuando minhas investigações nas Escrituras, lendo avidamente obras de referência, examinando volume após volume de obras sobre a História da Igreja (particularmente da História da Reforma Protestante), comecei a ver o grande abismo que havia entre a Teologia Moderna e a Palavra de Deus. Este grande abismo tornou-se mais evidente ao meu coração, pela ação do Espírito de Deus, quando comecei a analisar as diferenças entre as correntes historicamente conhecidas como Arminianismo e Calvinismo. Como ocorrera com muitos pregadores e leigos, eu tinha ouvido ambas as palavras usadas como termos malignos, para condenar os que defendiam posição contrária, mas, realmente, eu nunca tinha conhecido pessoas que criam daquela maneira. Este pequeno livro é o resultado de muita pesquisa nas Escrituras, "para ver se estas coisas são assim . Não foi escrito tanto com o desejo de contraditar o Arminianismo - ainda que faça isto, mas com o desejo de mostrar que as doutrinas dos Reformadores (conhecidas como Calvinismo) estão bem mais de acordo com as doutrinas das Santas Escrituras, do que qualquer outro sistema de Teologia que eu conheço.

Já aprendi que os que assumem a posição doutrinária dos Reformadores se tornam objeto de zombaria por parte daqueles cuja teologia está baseada nas emoções, nas tradições e doutrinas denominacionais e na razão humana. Contudo, não posso deixar aquilo que, e disso estou convencido, é o ensino de Cristo e dos seus Apóstolos. Com Lutero, eu clamo: "Eu sou cativo da Palavra de Deus! Não posso fazer outra coisa! Aqui eu permaneço!"

No entanto, mesmo que eu esteja convencido de que a doutrina reformada é a doutrina bíblica, estou humildemente ciente de que, há não muitos anos, eu alimentava convicções arminianas. Por isso, eu não condeno os que discordam da minha presente posição. Peço apenas ao Espírito Santo que ilumine a cada coração, de modo que possamos amar-nos uns aos outros com amor celestial, como Deus nos ama (a despeito de nós!), e possamos crescer no conhecimento da verdade.

1

Talvez, as palavras de Charles Haddon Spurgeon possam expressar melhor os meus sentimentos nesta pequena obra - TULIP:

"Cremos nos Cinco Grandes Pontos conhecidos como Calvinismo; mas não consideramos estes Cinco Pontos como dardos farpados que metemos entre as costelas dos nossos companheiros cristãos. Olhamos para esses Pontos como sendo eles Cinco Lâmpadas que ajudam a iluminar a cruz; ou, melhor, cinco brilhantes emanações que procedem da gloriosa aliança do nosso Deus Triúno, e ilustram a grande doutrina de Jesus crucificado."

Anônimo disse...

CONFRONTO DOS CINCO PONTOS DO ARMINIANISMO E DO CALVINISMO

Primeiro Ponto

Arminianismo "Livre Vontade"

Para o ARMINIANISMO, a depravação do homem, como resultado da queda, não é total, porém parcial O homem não perdeu a faculdade de autodeterminação (em relação a Deus), nem perdeu a capacidade de querer livremente aquilo que é bom aos olhos de Deus O homem é o autor do próprio arrependimento e da fé para a salvação, uma vez que a vontade do homem, segundo o ponto de vista de Arminius, é uma das causas da sua regeneração, isso se o homem desejar livremente cooperar com o Espirito Santo.

· Jo 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

· At : 38 - Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.

· Rm 10:9. Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

· I Jo 3:23: Ora, o seu mandamento é este, que creiamos em o nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros segundo o mandamento que nos ordenou.

"Livre vontade" ou " Responsabilidade " ?

O observador atento notara que os textos selecionados pelos Arminianos. com apoio na sua tese sobre a "livre vontade". não tratam desse assunto, porém reterem-se mais á responsabilidade do homem em crerem Deus e á sua responsabilidade, no caso de ele não o fazer. Há duas razões para isto: 1-Não há textos bíblicos que ensinem que o homem é dotado de "livre vontade"; 2- Arminius raciocinava, contra as Escrituras. afirmando que Deus não temo direto de obrigar o homem a crer, nem de condená-lo se ele não crer, ‘e a sua vontade não é livre para agir como bem lhe parecer.

Isto é como dizer que o cleptomaníaco não deve ser responsável pelo roubo, nem deve ser punido quando apanhado, porque ele não pode ajudar-se a si mesmo. o pervertido ponto de vista que sustenta que o maníaco sexual não pode ser responsabilizado por estuprar uma mulher ou molestar (sexualmente) a uma criança, nem pode ser punido por isso, porque não pode controlar-se! Esta pode ser a opinião de alguns "tipos bonzinhos", mas não és posição de Deus? Cada um de nós deverá prestar conta de si mesmo a Deus". e os que rejeitarem 5 sua Palavra, serão eternamente punidos no lago de fogo e enxofre.

As Escrituras ensinam (dizem os Arminianos) que há suficiente luz dada a todos os homens de modo que, se tiverem a menor inclinação paras luz. serão salvos. O fato é que o homem é tão enfatuado pelo pecado e tão irresistivelmente inclinado para Satanás, que ele ama as trevas e odeia a luz (vejam-se Jo 1:9, 3:19, Rm 1:1-20). O homem tema responsabilidade de obedecer à Palavra de Deus, e é responsável pelos resultados quando se recusa a fazê-lo!

"Depravação Total" Calvinismo

Anônimo disse...

A depravação do homem, como resultado da queda, é total, segundo os Calvinistas. O homem não possui livre vontade porque está escravizado a Sataná5 pois é cativo da vontade do Diabo. Todos os homens neste mundo, nascem espiritualmente mortos em delitos e pecados, de modo que seus espíritos humanos mortos estão irresistivelmente inclinados para o deus da morte, que é Satanás! O homem é depravado no sentido de estar morto, cego, surdo e incapaz de ser ensinado nas coisas de Deus, pois é governado por Satanás em ‘eu coração perverso e em sua alma corrupta.

1- A depravação total atinge a toda humanidade

a) Rm 5:12: Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

b) Jr 17:9. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?

c) Rm 3:11-12: Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos ‘e extraviaram, á uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

d) Pv 20: :9: Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?

2- Nascidos espiritualmente mortos

a. SI 58:3: Desviam-se os ímpios desde a sua concepção: nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras.

b. SI 51:5: Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

c. Jo 3:3.: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

d) Gn 8: 21: Não tornarei 5 amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade...

e) Ef 5:8: Pois outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.

3 - Presos à vontade de Satanás

a) II Tm 2: 25-26: Discipulando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele, para cumprirem a sus vontade.

4 – Irresistivelmente atraídos por Satanás

a) Jo 3:19 : O julgamento é este: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

b) Ef 22:3: Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

5 - O homem depravado é intenso ao ensino espiritual

a) I Co 2:14: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Anônimo disse...

Segundo Ponto

Arminianismo "Eleição Condicional"

Para os ARMINIANOS a eleição esta condicionada ás boas obras de arrependimento e fé em Cristo, por parte do homem. Se, de fato, é assim, então a eleição esta baseada no pré-conhecimento que Deus tem daquele que responde á oferta do Evangelho e que, livremente, exercerá a sua faculdade de autodeterminação e buscará, por iniciativa sua, 5 salvação. As boas obras de arrependimento e fé, por parte do homem, devem precedera obra da regeneração realizada por Deus. O homem deve decidir-se por Cristo e deixar que Cristo entre no seu coração, porque Deus não viola a vontade do homem, dando-lhe vida ou abrindo-lhe o coração, se o homem não permitir !

· I Pe 1:2: Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obedi6encia e a aspersão do sangue de Jesus Cristo; graça e paz vos sejam multiplicadas.

· Rm 11:2: Deus não rejeitou o seu povo a quem de antemão conheceu

· Mc 1:15 : O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.

· Mc 11:22 : Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus.

· Jo 5:24: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

QUEM AGE PRIMEIRO, SEGUNDO OS ARMINIANOS?

Os Arminianos crêem que a vontade humana é uma das causas da regeneração (= sinergismo). Isto é por que eles crêem que a eleição está baseada no pré-conhecimento de Deus que, na eternidade, previu "quem é que vai crer". Pré-conhecendo aqueles que livremente vão se arrepender de seus pecados e vão tomar uma decisão por Cristo, Deus os elege para a salvação. Isto significa que o arrependimento e a fé são boas obras realizadas pelo homem, boas obras pelas quais o homem estabelece as condições para ser eleito e ser salvo. Assim, o Arminianismo é uma religião de obras, pelo menos na extensão em que o homem deve realizar boas obras de arrependimento e fé, só com a assistência geral do Espírito Santo, dada igualmente a todos os homens. Para os Arminianos, quem age primeiro é o homem!

QUEM AGE PRIMEIRO, SEGUNDO OS CALVINISTAS?

Os Calvinistas crêem que só Deus é a causa da regeneração. Sabendo que nenhum homem pode ou deseja, por si mesmo, estabelecer qualquer condição que sirva de base para a sua eleição, os Calvinistas aceitam o ensino das Escrituras Sagradas, que declaram que o pré-conhecimento de Deus esta baseado no seu propósito de eleger para a salvação, ‘em boas obras da parte do homem. Toda obra relacionada com a salvação é obra de Deus, porque só Ele pode regenerar, abrir os olhos aos cegos, desobstruir os ouvido, dos surdos, conceder fé em Jesus Cristo, iluminar o íntimo recesso escuro do coração do homem e garantir o verdadeiro arrependimento dos seus pecados, criando no homem o desejo pela pureza devida e de doutrina. Estritamente falando, o Calvinismo é uma religião que não se baseia nas obras, para que os homens não tenham de que se vangloriar! É uma religião que insiste em dar a Deus toda glória, por tudo o que é bom! Veja-se Efésios 2:8-9. Para os Calvinistas, quem age primeiro é Deus!

"Eleição Incondicional" Calvinismo

Para os CALVINISTAS, a eleição esta baseada inteiramente na livre vontade de Deus e em ‘eu propósito em favorecer àqueles que escolheu em Cristo lesas, antes da fundação do mundo. Assim, o pré-conhecimento de Deus está baseado no seu propósito, propósito pelo qual Ele manifesta a sua vontade soberana. Desde que o homem é incapaz de dar vida a si mesmo, de abrir seus próprios olhos ou de ensinara si mesmo a verdade espiritual, Deus é quem toma a iniciativa de eleger e agir em favor do homem. A obra da regeneração, portanto, precedes fé e o arrependimento e, por isso, é obra de Deus. Deus abre o coração do eleito e cria nele a capacidade de querer e de fazer o bem que agrada a Deus, pois, de outra maneira, ninguém seria capaz de crer!

Anônimo disse...

1- É Deus quem escolhe, e não o homem.

a. Jo 15:16: Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça...

b. At 13:48: Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.

c. Sl 65:4: Bem-aventurado aquele a quem escolhes, e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios.

d) Fp 2:13: Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer quanto o realizar, segundo asas boa vontade.

2-A eleição é baseada no propósito de Deus.

a) Ef 1:11:... nele, digo, no qual também fomos feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.

b) II Tm 1:9: .... que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme asas própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo lesas antes dos tempos eternos...

3 - Conhecimento baseado no propósito de Deus.

a) Rm 8:28: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

4 - O homem, sendo incapaz, Deus precisa tomara iniciativa

a. Jo 6:44: Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

b. Mt 11:27: Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Pilho, e aqueles quem o Filho o quiser revelar.

c. Hb 12: 2:.,. olhando firmemente para o autor e consumador da fé, lesas, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz não fazendo caso da ignomínia, e esta assentado á destra do trono de Deus.

d. At 16:14:... o Senhor lhe abriu o coração para atenderás coisas que Paulo dizia.

e. Lc 17:5: Então disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. 5-A vontade de Deus será realizada

5 – A vontade de Deus será realizada

a) Is 55:11: Assim será apalavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei.

i

Terceiro Ponto

Arminianismo "Expiação Universal"

Para os ARMINIANOS a expiação é universal, uma vez que Deus ama a todos o’ homens, igualmente e do mesmo modo, e Cristo morreu por todas as pessoas, indiscriminadamente. O sangue de Cristo fez expiação pelo pecado, tornando-se a base para a oferta do perdão. (O termo expiação é usado em sentido amplo e inclui a redenção, a remissão, a propiciação, a reconciliação e tudo o mais realizado por Cristo na cruz.) Os Arminianos insistem em que a expiação foi realizada em favor de toda a humanidade indiscriminadamente.

· Jo 3:16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o ‘eu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

· Pe 3:9.: Não retarda o Senhor a sua promessa. como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longanimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

· Jo 1:29. Eis o Cordeiro de Deus que uru o pecado do mundo.

· At 10:43: Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo o que nele crê recebe remissão de pecados.

· Jo 1:12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Olhos de Deus; a saber. aos que crêem no seu nome.

Anônimo disse...

DEUS QUER SALVAR A TODOS

Uma das mais infelizes interpretações a respeito de Deus, no moderno movimento de evangelização, é a de que Deus "ama a todos e quer salvar a todos". A primeira coisa óbvia a respeito desta falácia é que as Santas Escrituras ensinam, muito claramente, que ha’ muitos aos quais Deus odeia!

Exemplo: "Está escrito: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú" (Rm 9:13). Todos os que têm um sério conhecimento da Bíblia sabem que se o Senhor, de fato, quer salvara todos os homens, Ele, como Deus onipotente, que não pode ser resistido nem rejeitado, fará o que a sua vontade determine. No entanto, o fato é que, segundo ensinam abundantemente as Escrituras, Deus nem amas todos os homens igualmente e do mesmo modo, nem quer salvara todos.

Faça a você mesmo perguntas como as seguintes: Quem é que nunca perecerá, segundo João 3:16? A resposta será: Aquele que crê em Cristo! Pergunta: Quem são esses crentes? Resposta: São os eleitos! Pergunta: Quem, então, se torna o real objeto do amor salvador de Deus, no mundo? Resposta: Só os eleitos, certamente, e não todos os homens!

Se você pensa em II Pe 3:9 – "não querendo que nenhum pereça"–, para achar que Deus quer salvara todos, pergunte: A quem Pedro está escrevendo essa Carta? A quem se refere a expressão " convosco", nesse texto? Refere-se àqueles que obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo (II Pe 1:1). Desses é que o Pai não quer que nenhum se perca! Portanto, nenhum crente pode perecer!

"Expiação Limitada" Calvinismo

Os CALVINISTAS crêem que a salvação é ‘o para os eleitos. uma vez que Cristo morreu só por aqueles que o Pai lhe deu como noiva (= Igreja), pois só dos santos ou dos eleitos se diz que são amados de Deus", porque sã eles São objeto, de sua graça salvadora! Os Calvinistas raciocinam que se Cristo morreu por todos, todos serão salvos. Se só os eleitos são salvos, então Cristo morreu só pelos eleitos. Ainda que seja verdadeiro que o sangue de Cristo é suficiente. em valor, para expiar o pecado de todos os homens. é claramente eficiente para aqueles que tão salvos pelo favor imerecido de Deus!

1- Cristo só morreu pelos eleitos

a) Jo 6:37: Todo aquele que o Pai me da, esse virás mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

b) Jo 14:15:... conheço as minhas ovelha, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conheces mim e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelha.

c) Rm 5:8: Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

d) GI 1:3-4: Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do (nosso) Senhor Jesus Cristo, o que se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

e) Rm 8:32 - Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

Anônimo disse...

a. Ef 5: 25:... como também Cristo amou a Igreja es si mesmo se entregou por ela.

2- Cristo só orou em favor dos eleitos

a) Jo 17:9 : É por eles que eu rogo: não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

3 Por isso, só os eleitos tão salvos

a) Mt 1:21: Ela dará á luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

b) II Pe 3:9 : ... pelo contrário, ele é longanimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

c) Cl 1:12-14: Dando graças ao Pai que vos fez idôneos á parte que vos cabe da herança dos santos na luz Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

d) II Ts 2:13: Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós. irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

4 - Se os eleitos são amados de Deus

a) I Ts 1:3-4:... recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai. da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição.

b) Cl 3:12: Revesti-vos, pois. como eleito, de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade. de humildade, de mansidão, de longanimidade.

1

Quarto Ponto

Arminianismo "A graça pode ser obstruída"

Os ARMINIANOS afirmam que a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos, porém, essa vontade de Deus pode ser obstruída ou resistida pelo homem, visto que ele tem a faculdade de se autodeterminar (= de se opor a vontade de Deus!). Uma vez que Deus ama a todos os homens, indiscriminadamente, ele convida a todos os homens por meio do seu Santo Espírito, procurando guiá-los a fé em Conto. A chamada do Evangelho é acompanhada pela graça suficiente e universal, porém essa graça não é irresistível, porque pode ser obstruída ou resistida pela livre vontade do homem.

· Jo 1:12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome.

· Jo 3:36: Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

· Jo 3:18 -21: Quem crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

· Jo 5: 40: Contudo não quereis vir a mim para terdes vida.

· Jo 8:45: Mas, porque digo a verdade, não me credes.

Anônimo disse...

QUEM É IRRESISTÍVEL E POR QUÊ?

Uma das mais estranhas idéias que prevalecem entre as pessoas preocupadas com missões é a de que os perdidos estão ansiosos por ouvir o Evangelho e famintos em relação às coisas de Deus! Qualquer pessoa que acha que toda gente está ansiosa para crer em Cristo precisa ser informada do fato de que o Jesus a quem se refere e a palavra de que está partilhando não são de Deus. Cristo é muito claro no seu ensino, quando diz que o mundo o odeia, odeia a sua palavra es sua mensagem. (Veja-se Jo 15:15-27.)

"Irresistibilidade" é a razão pela qual o mundo odeia a Deus e aos seus eleitos. Satanás é o deus de todos os espíritos mortos, quer sejam humanos ou angélicos. Do mesmo modo que a mente dos homens obscenos procura a companhia de outros que cultivam pensamentos vis, e os quede mente pura se deleitam na companhia de pessoas que têm os mesmos sentimentos, assim os espíritos humanos mortos (em pecado) são irresistivelmente atraídos para o líder dos espiritualmente mortos, isto é. para Satanás. (Esta é a razão pela qual as pessoas não regeneradas jamais querem, livremente, voltar-se para Deus!) O espírito humano morto é repelido pelo Deus dos espíritos vivos, quer sejam angélicos. quer sejam humanos.

Contudo, pela mesma razão, todos os espíritos vivos (de pessoas regeneradas) tem ao Deus dos vivos como irresistível, pois estes espíritos vivificados são atraídos para o Deus dos vivos, confiando nele e amando-o, como antes eram atraídos a Satanás, confiando na mentira e amando a mentira, antes que o verdadeiro Deus os regenerasse por sua livre vontade. Os regenerados são os que não nasceram da carne, nem do sangue. nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1:13). Quem determina a concepção e o nascimento do novo homem? E o Pai!

"Graça Irresistível"Calvinismo

Os CALVINISTAS crêem que é da vontade de Deus que sejam salvos só aqueles que Deus deu ao seu amado Filho, desde a eternidade. Por isso, Deus certamente, em sua graça soberana, agirá de tal modo que o eleito se voltara irresistivelmente para Cristo. Deus não força os eleitos a confiarem em seu Filho, mas, ao invés disso, dá-lhes vida. O espírito humano morto tem a Satanás como irresistível; mas os espíritos humanos vivificados (pela regeneração) têm ao Deus dos vivos como irresistível! Para os Calvinistas, pois, a regeneração (que é obra de Deus realizada no homem) deve preceder o verdadeiro arrependimento e a fé.

1 - A vontade de Deus é irresistível

a) Dn 4:33: No mesmo instante se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi expulso dentre os homens, e passou a comer ervas como os bois, o seu corpo foi molhado de orvalho do céu. até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.

b) Is 46: 9 -10: Lembrai-vos das coisas passadas da antigüidade, que eu sou Deus e não há outro. eu sou Deus e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.

c) Is 55:11: Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperara naquilo para que a designei.

2 - Deus quer a salvação dos eleitos

a) Jo 6:37: Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

b) A obra de Deus é esta, que creiais naquele que por ele foi enviado.

3- Deus gerou àqueles que quis

a) Tg 1:18: Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como primícias das suas criaturas.

b) Jo 1:13:... os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Anônimo disse...

4 - Consumou sua obra, dando vida

a) Jo 5:21: Pois assim como Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.

b) Ef 2: 4 - 5: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo - pela graça sois salvos.

c) At 11:18: E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para a vida.

5 - A salvação é eficazmente aplicada pelo Espírito Santo

a) Tt 3:5: Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

b) II Co 3:18: E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando. como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

c) At 9: Ver toda a conversão de Paulo, como exemplo típico da chamada eficaz do Senhor.

Quinto Ponto

Arminianismo "O homem pode decair da graça"

A conclusão lógica do Arminianismo é a de que, uma vez que a salvação resulta da autodeterminação do homem - que exerce sua livre vontade para escolher a Cristo - , o homem é responsável por conservar-se salvo, mantendo continuamente a fé e a obediência Se ele, depois de ter aceitado a Cristo uma vez, decidir contra Cristo e a vida eterna rejeitando-os, ou deparar-se com a responsabilidade de viver uma vida santa e, também, um grande encargo, e rejeitar tudo, ele certamente "caíra da graça" e se perderá.

· GI 5:4: De Cristo vos desligaste', vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaíste

· Hb 6: 4-6: E impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que de novo estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus, e expondo-os à ignomínia.

· Hb 10: 26 - 27: Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.

POR QUE TESTEMUNHAR? POR QUE SER SANTO?

Os Arminianos, freqüentemente, acusam os Calvinistas de serem muito escriturísticos e eliminar todo desejo de testemunhar e de viver uma vida santa. Por que deveríamos testemunhar, se a eleição é incondicional, e por que viver uma vida santa, se é verdade que uma vez salvos, salvos para sempre? I Pe 1:15-16.

As respostas escriturísticas são diretas e simples. Nos testemunhamos porque ~e declarou - "e sereis minhas testemunhas", "somos embaixadores de Cristo como se Deus por nos rogasse; em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilies com Deus" (II Co 5:20). Testemunhamos da pessoa e da obra de Cristo, porque é pela "loucura da pregação" que Deus se agrada de sabor os que crêem. Contudo, não é pelo uso da psicologia, de métodos ou de abordagens próprias que os homens são salvos, mas pelo poder de Deus, através da sua Palavra só (e não pelos nossos pontos de vista pessoais). Testemunhamos porque somos cooperadores de Deus (1 Co 3:9). Pregamos sua palavra, plantamos e regamos, mas só Ele dão crescimento!

"Permaneceremos no pecado para que a graça abunde? De modo nenhum" (Rm 6:1-2). "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 210). "Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis" (Mt 7:20).

Anônimo disse...

Do mesmo modo como um porco gosta de chafurdar-se na lama, porque o agir assim é da sua natureza, e o cordeiro foge da sujeira (porque é também da sua natureza o agir assim), os réprobos chafurdam-se no pecado e os eleitos fogem deles! Cada um age de acordo com a sua natureza. Da natureza dos eleitos, diz Paulo:

"--pelas quais (glória e virtude) nos têm sido doadas as suas preciosas promessas para que por elas vos tomeis participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo" (II Pe 1:4).

"A Perseverança dos Santos" Calvinismo

A conclusão lógica dos CALVINITAS é a de que a salvação é do Senhor, e nenhuma parte dela depende de qualquer condição da parte do eleito - pois depende totalmente de Deus que quer sabor àqueles que Ele deu ao seu amado Filho. Por ser dádiva de Deus, a salvação nunca pode ser perdida. Os santos de Deus certamente perseverarão até ao fim' porque Deus lhes prometeu que nenhum deles poderá ser arrebatado de suas mãos Perseveraremos porque Ele quer que perseveremos!

1- A perseverança depende de Deus

a) Jd 24: Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante de sua glória...

b) EZ 11:19-20: Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro neles; tirarei de sua carne o coração de pedra, e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem ou meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus.

c) Ez 36:27: Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.

d) Dt 30:6: O Senhor teu Deus circuncidara o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas.

2-A perseverança não depende do eleito

a) I Pe 1:5:... que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

b) II Tm 1:12:.... e por isso estou sofrendo estas coisas, todavia não me envergonho; porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

e) II Tm 4:18: O Senhor me livrará também de toda obra maligna, e me levara salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos Amém.

3 - Deus quer que os santos perseverem

a) SI 37:28: Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.

b) I Ts 5:14: Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

c) Fl 1: 6: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus.

4 - Portanto, a salvação não pode ser perdida

a) Jo 6:39. E a vontade de quem me enviou é esta: Que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrario, eu o ressuscitarei no último dia.

b) Jo 10:27-29: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatara da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

c) Rm 8:37-39: Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que esta em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Anônimo disse...

SINTO MUITO EM TE DIZER QUE ESSA SUA PARABÓLA NÃO PROVA NADA.. POR FAVOR ESTUDE A BIBLIA COM MAIS ATENÇÃO ESPERO QUE TENHA ENTENDIDO MELHOR A BIBLIA.. HA!!! MEU NOME É EDUARDO XAU

Andrea disse...

Caraca, um anônimo escrevendo uma tese aqui..

Como as pessoas gostam de complicar e explicar o que é simples, né? :P

Anônimo disse...

SINTO MUITO ANDREA COMO VC PODE DIZER QUE COMPLICO SE TD QUE ESTA ESCRITO AÍ É BASEADO NAS SAGRADAS ESCRITURAS? TENHA DÓ NÉ? PESSOAS ACREDITAM MAIS NO QUE SEUS PASTORES DIZEM DO QUE A BIBLIA DIZ SÓ PORQUE ELES SÃO A AUTÓRIDADE.. EU ACREDITO NA BINLIA E VCS CAROS LEITORES DESSE BLOGGER

Waldir Martins disse...

Ainda bem que estou no século 21. Depois de Calvino e Armínio já vieram outros.
Waldir Martins

Fábio disse...

P/ Anônimo:
Siga o teu próprio conselho: estude mais, entenda mais.
Vc não provou nada, apenas mostrou que sabe copiar e colar no computador.
Já peço perdão antecipado, rsss.
Abraços

Waldir Martins disse...

Êh anônimo. que coisa feia. E nem o devido crédito. Lamentável. Voce bem que podia colocar o seu nome.

Unknown disse...

Roger,
Tenho que te dar os parabéns! Você deve estar muito feliz porque essa postagem deve estar dando muitos acessos ao seu blog. E porque dos meus parabéns? Seu título foi brilhante, pois conseguiu chamar a atenção de muitos leitores, inclusive a minha. Eu entendi seu texto (a Andrea ajudou muito), mas infelizmente (e falo de coração) essa releitura da parábola não vai encerrar o debate, primeiro porque gerou ainda mais debate (é somente ver os comentários) e em segundo, se acabasse o debate aqui você seria maior que Agostinho, Pelágio, Lutero, Calvino, Arminio.
Abraços,
Sola gratia.

Andrea disse...

Sr Anônimo (pq não se identifica, e não cita a fonte de onde copiou a "sua" tese? - copiar sem dar créditos não é coisa mto bonita não, viu? =P),

E sim, as coisas são muito mais simples do que essa tese toda que você copiou aqui. Quanto tempo Jesus gastou escrevendo compêndios de teologia? Nenhum! A única vez que ele apareceu escrevendo no Novo Testamento, escreveu na areia. Ele encarnou a teologia, ensinou com a vida, e não com teses imensas, típicas de religiosos, que apesar de muito letrados, não param para socorrer os feridos na beira da estrada. Simples, não?

Denise disse...

Roger, apaga a " tese" do anonimo! Que cara sem noção, ficou ate difícil de navegar. Ele queria publicar e não sabia onde....

Janete Cardoso disse...

kkkkkkkkkkk eu ri até a bochecha doer!

Anônimo disse...

é podem debochar a verdade, não ligo aqui é um local para expressar suas idéias é pensamentos, não sou mnelhor que ninguem, mas tambem não me baseio em estudos simplesmente de outras pessoas eu leio a biblia graças a Deus; bom se oque esta escrito não prova nada então a biblia é mentirosa? creio que não!! ha! eu não quero me indentificar, não quero mostras meu rosto pois já vi que pessoas que não concordam com pensamentos contrarios ao delas fazem oque fizeram nesse blogger debocham.. mas se tem alguem que queira conversar como pessoas cultas e educadas por favor me add no msn(ev.dasilva@hotmail.com)vou ficar muito feliz em poder conversar com vc!! OBSERVAÇÃO: como pessoas civilizadas.. abraço..

Anônimo disse...

DENISE SUA ATITUDE NÃO ME SURPREENDE EM NADA, POIS É ASSIM QUE REAGEM AS PESSOAS QUE SE SENTEM CONTRARIADAS COM UMA VERDADE QUE NÃO É A DELAS..

Anônimo disse...

JANETE ACHO QUE VC ESTA NO LOCAL ERRADO NÃO ESTAMOS AQUI PARA DEBOCHAR DE NINGUEM E SIM PARA EXPRESSAR SUAS IDÉIAS E OPINIÕES!! MAS SE QUIZER UM CONSELHO EU TE DOU VÁ PARA O SIRCO!!

Janete Cardoso disse...

Nossa, quanto amor, senhor anônimo! :O

Sempre achei as discussões sobre calvinismo e arminianismo um tanto insanas, ou melhor, com a fragilidade da mediocridade humana, que só consegue vislumbrar parte do que é revelado e ainda constroem teses com mais seguidores que o Evangelho de Cristo, que sinceramente, consiste no amor e só nele.

Por um lado, os calvinistas entendem que diminuindo a Misericórdia de Deus, engrandecem-no. Por outro, os arminianos acham que conseguem com seus esforços, manter uma salvação que receberam de graça, por meio da Perfeição de Cristo.

Fala sério, rapaz, você fez disso aqui um circo e desrespeitou o espaço. Colou a opinião de alguém, mas qual é a sua? hã? rsrsrs

Anônimo disse...

eu é que te pergunto qual é a sua.. pois se voce não consegue enchergar a verdade que esta bem na sua frente não posso fazer nada!! fato é que a descusão entre os calvinistas e os armenianista não terá fim algum.. sabe por que? porque infelizmente existem ainda pessoas que se firmão em seus propios pensamentos e não conseguem assumir que estão errados, pessoas assim iguais a vc.. tenha uma ótima semana e que Deus te abençõe!! a paz!!

Fernando Rocha disse...

Roger,

Concordo com você.
A história se repete, Jesus estava vivendo uma situação semelhante a esses comentarios. Todos tentando provar que detém a verdade absoluta das escrituras.
O interessante é que Cristo veio contrariar os defensores da reta doutrina da época. Pois observavam mais os dogmas e leis, que a ajuda ao próximo.
Não desconsidero a importância do bom entendimento das escrituras, mais abomino o fato de uma verdade absoluta. Pois só teremos acesso a essa verdade, quando estivermos com o Pai.
Aqui na terra, nossa verdade é fruto de nossas experiências e percepções, sendo assim a todo momento estamos em transformação. Se não fosse assim estariamos até hoje queimando pessoas em fogueiras, as mulheres continuariam sem voz nas congregações, e os homens teriam que continuar fazendo circuncisão
Cabe a nós imitarmos a Cristo, que em sua forma humana usou seu tempo para esta próximo dos necessitados, excluídos, e marginalizados. Muitas vezes fruto das organizações religiosas da época.
Temos uma grande necessidade de usarmos textos bíblicos para condenar as pessoas em seus atos de pecado. Não seria melhor usarmos textos que demostrem o amor de Cristo para com elas, e dessa forma constrange-las com tamanho AMOR. Não foi isso que Jesus fez com a mulher adultera.
Não sou contra Calvinistas e Arminianos, mais sim contra pensadores que se consideram melhores que os outros devido suas crenças e ideologias. Precisamos entender que o AMOR de Deus que nos une, é muito maior que as coisas que nos separam. Jesus não elegeu uma corrente religiosa da época como a reta doutrina, mais disse para amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a você mesmo.

Um abraço.

Rosa disse...

Oi... Espero que aqui haja espaço para mim. Não sou calvinista, nem arminiana, tão pouco universalista. Ando me sentindo só, pois ou se defende um, ou outro lado, ou dá uma de crente maduro e não se entra em discussão. Mas acredito que não é preciso me prender a uma corrente para crer, antes pelo contrário. Vejo que o problema das correntes teológicas é que, elas se orgulham de estar contidas na bíblia, mas na verdade elas deveriam buscar conter a bíblia. Tenho fé que poderei ficar aqui, sem que me sinta hora ferindo uma, hora ferindo outra dessas correntes.

Robson Santana disse...

Veja esse texto meu sobre a Parabola do bom samaritano.
http://rrsantana.blogspot.com/2009/09/amor-ou-indiferenca-qual-caminho-voce.html

rodrigo disse...

Livre = aquele que não está sujeito a nenhum senhor.
Se há alguém que preencha tal requisito entre os homens, que levante as mãos e diga: "eu sou uma hipótese"! Aleluias!

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Livres são aqueles cujo senhor preferindo-lhes amigo, liberta; diria eu.

Anja_Arcanja disse...

Roger, parabéns pelo texto e já peço licença para posta-lo em meu mundo http://omundodaanja.blogspot.com/ Ficaria grata com sua visita.

Bom, estava lendo os comentários todinhos, vendo que seu texto foi por muitos, mau interpretado e principalmente por um tal "anônimo" abestaiado[sic] que deve ser algum pastoreco sem noção que é fã do ctrl+c=ctrl+v (rsrsrs) e sem ter o que fazer ou um blog, resolveu fazer do seu blog a cartilha de pregação patética dele. Lamentável.

Roger, gostaria de pedir que vc lesse este meu texto " Eu sou uma preterida" http://omundodaanja.blogspot.com/2012/02/eu-sou-uma-preterida-by-anjaarcanja_16.html

Claro quem em postando seu texto, citarei a fonte e a autoria. tenho alguns colaboradores e cronistas que escrevem para meu blog, quem sabe voce não toparia vir a abrilhantar meu blog com seus textos? (fica o convite e aguardo seu feed)

Anja

Anja_Arcanja disse...

Vou deixar aqui o link dos cronistas, colunistas e de nosso projeto ok?

projeto http://omundodaanja.blogspot.com/p/o-projeto.html

COLUNISTAS http://omundodaanja.blogspot.com/p/colunista.html

CRONISTAS http://omundodaanja.blogspot.com/p/cronistas.html

Grata por sua atenção

Samuel Vieira disse...

Queria somente parabenizar o Roger pela brilhante oportunidade de aprendermos um pouco com toda a discussão aqui postada. E queria dizer ao Anônimo que eu já tinha este texto em minha pasta antes de formar-me em teologia. Porém ele não leva a nada a não ser à uma explícita comprovação de que foi escrito para definhar o pensamento arminiano(no final das contas). Parabéns Roger e á todos que participaram de forma intelectual e sem as lentes de sua religiosidade.

José Rubens Medeiros disse...

Desculpem os que, livremente, pensam diferentemente. Revela-se de facílima, impressionante e lastimável percepção, e assim o declaro com igual e inquestionável liberdade de pensamento e de expressão, que o calvinismo é um rótulo sem sentido. O calvinismo deprime. O calvinismo é deprimente. O calvinismo deturpa a Bíblia. O calvinismo parafraseia a Bíblia. O calvinismo adapta a Bíblia. O calvinismo é vaidade pura, embora sequazes do francês queiram a todo custo sugerir o contrário teclando insistentemente na soberania de Deus. O calvinismo é coisa típica de homens. O calvinismo é invento de calvinistas. O calvinismo é modismo de pessoas que se converteram às apologias do cidadão que comandou o Conselho de Genebra. O calvinismo anula os incontáveis chamados Bíblicos, embora eles, calvinistas, sempre digam o contrário. O calvinismo inegavelmente é um dístico sem sentido. Obviamente, ninguém necessita ser "calvinista" para tornar-se cristão. Ninguém necessita fazer-se "calvinista" para ser salvo pelo SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS. Ninguém necessita ser "calvinista" para mostrar-se elegante. Ninguém necessita ser "calvinista" para apresentar-se sábio. Ninguém necessita ser "calvinista" para obter sucesso ou êxito na vida. Ninguém necessita ser "calvinista" para COISA NENHUMA. Isso, claro, exclusivamente EM NOSSOS DIAS, ou seja, NOS DIAS ATUAIS, porque ao tempo de Calvino quem não se declarasse "calvinista" seria considerado herege, isto é, praticante de crime de heresia, e, por conseqüência, forçosamente e impiedosamente submetido a julgamento sumário, culminando com condenação por um Conselho espúrio e ridículo (sob a liderança ou influência de João Calvino) a morrer QUEIMADO AMARRADO A UMA ESTACA, exatamente como esse gaulês protagonizou em relação a um cristão respeitável chamado MIGUEL SERVETO, cuja estátua post mortem foi erguida na França, ao qual fora imputado o imperdoável e hediondo delito consistente em tão-somente haver, a pedido do próprio João Calvino, expressado seu ponto de vista em relação a determinados aspectos doutrinários integrantes das teses que Calvino pretendia transformar em "Institutas da Religião Cristã".