Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2010

Nossa espiritualidade é...


Nossa espiritualidade (ou religião, ou crença, ou religiosidade, classifique como quiser) é aquilo que vivemos fora dos ambientes da religião. Começa com nosso café da manhã, perpassa nosso trabalho, almoço, café da tarde, na maneira como você e eu dirigimos até nossas casas, o jeito com que tratamos nossos familiares e como planejamos o dia de amanhã.

Não precisa haver um relatório com ênfase matemática comparando o número de acertos versus o número de erros a cada dia. Erros e acertos serão uma constante, vontade de caminhar corretamente é decisão; coragem para voltar atrás é hombridade; humildade para se reconhecer falho e necessitado do próximo e de Deus é dignidade.

Se você e eu evidenciamos nossa fé com a roupa que vestimos, ela se constitui então em uma fantasia; se somente nos cultos parecemos cheios de fé, somos então personagens de uma apresentação pública, um tipo de teatro; se nossas palavras não condizem com nossas ações, somos bipolares; se falamos mais que agimos, somos apenas verborrágicos.

Não será fácil resolver esse problema. Só que podemos tentar! Tentar ser nós mesmos diante daquilo que de fato acreditamos; também podemos ser sinceros em assumir que não conseguimos agir como gostaríamos; honestos o bastante para pregar contra nós mesmos, de forma que a nossa fé seja mais verdadeira que nós, isso também exige coragem! Daí será um bom começo. Teremos mais legitimidade para falar, para ser ouvidos e para até mesmo nos calar.

Acho que é bem por aí!

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa palavra. Acho que é por aí mesmo.

Em Cristo,

Clóvis
Editor do Cinco Solas

Doutrina Cristã disse...

Ola Roger, parabens pelo texto. Essa é a verdade.

Nada acontece quando não nos vemos com os nossos próprios olhos (LC).

luiz cledio

ps - Estou seguindo seu blog e convidando você a visitar o nosso blog deixando seu comentário e seguindo-nos.
Temos também uma Rede Social Cristã, onde você poderá ter a sua página para divulgar o lindo trabalho do seu blog. Entre em http://doutrinacrista.ning.com/ e seja membro.
Fique na paz de Cristo.
A ideologia não se mantém pelo que você domina, mas com o que você pensa e idealiza (LC).