Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Não brinque com a predestinação ou destino

Jacó tinha 9 filhos.

Já avançado em idade e muito doente, resolveu chamar os nove para a partilha.

Seu Jacó, homem experto e vivido, sabia de toda a burocracia, taxas, impostos, honorários e diferentes encargos e amolações que pesariam sobre sua fortuna após seu falecimento. Quis então driblar tudo isso e dispor o mais rápido possível seus bens para os filhos.

Na reunião ao pé de sua cama comunicou aos demais filhos que todos os seus bens tinham sido transferidos, conforme ele e seu advogado haviam nos últimos dias preparado, para o nome do filho caçula, Mateus.

Enquanto vivo continuaria arcando com as despesas tributárias e todas outras demais dos bens, após sua morte porém Mateus, jovem honesto, de confiança e querido por todos, iria fazer a transferência para os irmãos conforme disposto no testamento [o qual não teria mais efeito legal nenhum, pois não possuía mais nada] que Jacó acabara de ler para sua prole.

Uma vez acertada as coisas, muitas lágrimas derramadas por todos os nove e naturalmente também pelo velho, o homem pode dormir em paz. Mas não morreu. Não naquela noite e nem na seguinte. Na verdade Jacó viveu ainda muito tempo.

E todos voltaram para suas casas. E foram na manha seguinte despertados e chocados com a macabra notícia do acidente e morte de Mateus.

Jacó viveu o suficiente para não ver solucionado o inventário de seus bens que agora estavam no nome do falecido Mateus.

2 comentários:

Lou Mello disse...

Tudo bem, o Mateus nem era muito confiável, mesmo. Caras com esse nome, geralmente, vivem explorando os outros, pelo menos os da Bíblia. Os outros filhos do Seu Jacó eram todos umas maravilhas, certamente membros de alguma igreja da moda. Duvido que fizessem mal ao irmão carola, que nem na igreja ia, suponho.

Eduardo Medeiros disse...

ou, cuidado com as causalidades...rs