Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sobre a oração

Ultimamente, tenho lido e meditado imenso sobre a oração. Sem dúvida que devemos aprender com o exemplo do Mestre Jesus em todos os aspectos. É o seu Espírito que nos ensina a orar; que ora em nós; que nos consola, fortalece, ilumina e transforma.

Gostaria de partilhar consigo alguns pensamentos sobre a oração:

"Quando o espírito estabelece morada numa pessoa, esta não pode deixar mais de rezar, porque o Espírito não cessa de orar nela. Quer durma quer esteja acordada, a oração não se separa da sua alma. Enquanto come, bebe, trabalha ou dorme, o perfume da oração exala-se espontaneamente da sua alma. " (Isaac, o Sírio)

"Rezar significa olhar Jesus, amando-O." (C. de Foucauld)

"Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, no meio da provação como no meio da alegria, enfim, é qualquer coisa de grande, de sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus." (S. Teresa de Jesus)

Paulo Costa

2 comentários:

calite disse...

E AO ORAR COM O CORAÇAO,NOSSOS PEDIDOS CHEGARAO MAIS RAPIDO AO COLO DE JESUS.ABRAÇO.

Janete Cardoso disse...

Pelo que entendo, as palavras na oração, servem apenas como dinâmica para nossa compreenção. A maioria das pessoas não se sentem orando caladas.

Porque para Deus, que sonda corações, o que é recebido é o "perfume que exalamos" como incenso que sobe.

Ultimamente, tenho orado suspiros, lágrimas, sorrisos e menos palavras. E assim, a mente participa menos que o coração.

beijo