Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Por que Jesus não riu?

- De onde você tirou isso?

- Na minha Bíblia está escrito que Jesus chorou, mas não tem nada sobre "Jesus riu"…

- Não tem nada mesmo, é verdade. Mas isso não quer dizer que ele nunca tenha rido…

- Mas um diácono já me disse que Jesus nunca riu!

- Por que você está tão preocupado com isso? O importante é que ele curou, pregou, morreu e ressuscitou. Vamos então nos concentrar nas coisas fundamentais reveladas, né!?

Os dois se entreolharam, o suficiente para ambos perceberem o quão pouco conheciam daquele homem, que chamavam de Senhor.

Um aproveitou aquela dúvida para estudar o tema, ler os comentários e preparar mais um esboço de pregação. O outro curioso, por sua vez, se deu a uma leitura mais atenciosa da Bíblia, dos Evangelhos, para ver se não tinha deixado escapar algum detalhe. Tentou também questionar outros e chegou até mesmo a perguntar ao próprio Deus, em oração, sem receber alguma resposta mais convincente.

Quando no domingo aquele tema foi trazido na pregação, aquele fiel se sentiu traído e totalmente constrangido. Tinha a impressão de que o sermão era só para ele. Mas depois ficou mais à vontade, quando ouviu que esta dúvida já tinha despertado, em outras ocasiões, o interesse de outras pessoas.

A risada é algo normalmente associada ao diabo. A famosa "risada satânica". Ou a expressão, o "diabo tá dando gargalhadas" disto ou daquilo. A Bíblia diz que bem aventurados são os que choram, e adverte, ai de vós que agora rides.

A dúvida era legítima, visto que o riso, por outro lado, é parte natural da vida, e diga-se de passagem uma das melhores.

Expressão de uma emoção tão humana e gostosa, o riso pode ser tão puro e cheio de significado como o riso de uma criança. Ou surgir no rosto de um idoso, que se esquece de suas amarguras e se deleita num momento inusitado. O riso de jovens apaixonados é cheio de vida. Ou cheio de energia como o de um adulto que conquista algo pelo qual lutou anos afim.

O brasileiro, um povo alegre, sofre para conseguir convencer o mundo e a si mesmo de sua seriedade em meio às suas risadas festivas. Talvez fosse esse o dilema daquele irmão, como ser um cristão sério e ao mesmo tempo alegre? Como sorrir e ao mesmo tempo franzir a testa?

Uma natureza rica e exuberante em uma sociedade decadente e corrompida. Tanta violência, tanta injustiça, tanta pilantragem... tanta beleza, tanto ritmo, tanta solidariedade... fartura de um lado, miséria do outro. Será que Deus ri com o Brasil, ou será que ele chora?

Depois da reunião religiosa, o pregador cumprimentou aquele fiel. Como que mirando em um espelho, eles perceberam, no olhar do outro, que certas coisas não foram reveladas a sábios nem a entendidos, mas aos pequeninos.

Eles então se abraçaram e se despediram sem palavras. E cada um seguiu seu caminho dando boas risadas.

Pois de repente, não existia para eles nada mais importante no mundo do que o riso de um jovem galileu, que resistira ao tempo, a uma elite corrupta, a um império e a uma cruz.

Nenhum comentário: