Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Se baterem na direita ofereça a esquerda

A injustiça não possui lado político. A desonestidade não possui lado político. A honestidade também não.

O mal faz uso de sua aparente superioridade para oprimir, independente de ideologia política.

O bem faz uso de sua superioridade para libertar, independente de ideologia política.

Sim, pois a vida possui e possuirá sempre duas faces.

Oferecer a outra face é não fugir da raia. É não correr de medo. Oferecer a outra face é, em última análise, mostrar-se mais forte, superior. Ainda que seu agressor o esteja machucando.

O Senhor nos ensina a oferecer a outra face num ato de amor.

Se a direita já foi ferida, se já houve a violência contra um lado, não se dê por vencido. Ofereça o outro. Mesmo sabendo que a violência poderá vir da mesma forma, e virá. Ofereça a esquerda.

O Brasil é um país em busca de unidade, por quê? Porque sempre foi um país dividido. Não entre esquerda e direita, mas entre o bem e o mal.

Mas quem seria capaz de separar o joio do trigo?

Estaria o bem em uma ideologia e o mal em outra? Um no capitalismo e o  outro no comunismo, ou no neoliberalismo e no socialismo, ou na elite e na plebe, ou na classe dominante e na dominada, ou nos políticos e no povo?

Não há como separar um do outro. Nem na base de bofetadas.

Há virtude tanto na direita como na esquerda. Há mazelas tanto na direita como na esquerda. Tanto uma como outra são necessárias num sistema de governo saudável. E a sabedoria nos ensina que as decisões acertadas se encontram no equilíbrio, na balança e não nos estremos.

No viver cristão também é assim. Se você está tomando bofetadas na face direita, não é hora de tirar o time de campo, nem é hora de revidar, mas de oferecer a outra face. Mude a estratégia, mostre seu outro lado.

O viver cristão é uma chamada para o relacionamento. É uma chamada ao perdão à reconciliação. A outra face é a segunda chance.

Às vezes enxergamos só a tragédia e não conseguimos ver algo de positivo na linha do horizonte. Mas se estamos com olhos fixos no Calvário, podemos passar pela paixão e amanhecermos na páscoa da ressurreição.

O que futuro revelará ao Brasil, só Deus sabe. Vivemos no segundo maior país cristão desse planeta. Ainda que soframos com aberrações, que em outras partes do mundo já foram superadas há muito, precisamos também olhar para tanta coisa fantástica que a sociedade brasileira foi capaz de gerar e sustentar. A maioria dessas coisas talvez nos concedida por simples gentileza divina. Se formos ficar nos comparando veremos que somos de fato um país tropical abençoado por Deus. Então nos voltemos para esse Deus. Sirvamos a Ele. Sejamos gratos a Ele!

Para a igreja cristã (evangélica ou não) há sinais de dias melhores, seja lá quem tomar o poder. Seja lá quem conquistar o estado. Pois toda autoridade, nos céus e na terra foi dado ao Cordeiro e é Ele quem governa sobre o seu povo, e isso com muita justiça, paz e alegria.

Nenhum comentário: