Páginas

domingo, 16 de julho de 2023

A resposta cristã para a origem do mal #01

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom - Gn 1:31.

Se Jesus é só bem, o bem mais puro, de onde vem então o mal? Filósofos se encontram aqui diante de um problema insolúvel. Mas não os cristãos. Só há uma resposta cabível para a origem do mal, e ela é dada pela revelação divina.

Gênesis nos guia passo a passo nessa jornada. Deus sempre existiu. Quando Deus cria os céus e a terra, Ele cria o espaço! Dois espaços distintos: céus e terra. E a terra era sem forma e vazia.

Mas teria Deus criado também o mal? Já no primeiro capítulo, no versículo 2, o autor de Gênesis nos informa que havia trevas.

Seriam as trevas já o primeiro indício do mal?

As trevas e as águas aparecem juntamente com os céus e a terra - sem uma menção específica de que surgiram de ato criativo de Deus. Contudo, a física nos ensina que, ao contrário das águas, que é algo físico e palpável, as trevas não passam da mera ausência da luz. Deus não cria categoricamente as trevas, pois em última análise elas não existem. Assim como a luz ainda não existia.

Mas logo na sequência Ele, ainda no primeiro dia, cria a luz.

A obscuridade está na própria natureza do mal. No dia em que tudo estiver claro, as trevas desaparecerão! Isso é o futuro que aguarda aqueles que habitarão na cidade de Deus, um lugar de perfeita luz – "nela não haverá noite" – Ap 21:25.

Deus não diz que as trevas eram más. Vê apenas que a luz era boa e faz separação entre luz e trevas: Dia e Noite. É o início do tempo!

Sob o ponto de vista meramente estético, percebemos algo bom, a luz, e algo ruim, as trevas. Mas ainda estamos um capítulo distantes da questão ética, do bem e do mal – e sua origem.

Nenhum comentário: