Páginas

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Creio ou sei?

"Porque eu sei em quem tenho crido" - 2 Timóteo 1:12

Creio em Deus ou sei que Deus existe?

Eu sei que Deus existe, pois seu eterno poder está manifesto claramente na natureza. A criação manifesta de forma patente e indiscutível a glória de Deus.

Eu creio em Deus, pois a Bíblia me diz que no princípio Ele criou os céus e a terra. Também ela me revela o caráter desse Deus único, que é bom e fiel.

Creio e sei que há vida após a morte?

Sei que há vida após a morte porque quando um grão de café cai na terra e morre, a vida surge numa nova planta que gera outras centenas de grãos.

Creio que há vida após a morte pois aqueles que viram Jesus ressuscitado nos contaram sua experiência.

Se creio e sei, o que vem primeiro: a fé ou o saber?

Quando afirmamos que dois mais dois é quatro, foi porque alguém de confiança me ensinou a chamar as diferentes quantidades por números diferentes. Ele me mostrou a relação de soma entre essas quantidades. Porque acreditei naquela pessoa, pude acreditar na matemática que ela me ensinava. Porque acredito na matemática, sei que ela existe e funciona. Pois a fé sempre precede o saber.

Sei que existe uma "lei da gravidade" ou que "a terra é redonda" porque creio na ciência, na física, na geografia. Creio no sistema educacional, em meus professores.

Mas se a fé vem primeiro, ela é maior? O que me dá mais certeza, minha fé ou meu saber?

De fato a fé é mais segura.

No Natal existem dois personagens: um fictício, papai Noel; e outro real, Jesus Cristo. Adultos sabem que o primeiro não existe porque não acreditam nele. Mas houve um tempo em que acreditavam. E porque acreditavam, sabiam que ele existia. Até que alguém lhes contou a verdade.

Nem todos adultos acreditam em Jesus. Eles não sabem que ele existe, que ele é real, porque não acreditam nele. Mas muitos de nós sabemos da realidade do Filho de Deus, pois um dia acreditamos nele. Paramos de duvidar. Paramos de nos apoiar em nosso próprio entendimento e passamos a confiar de todo coração naquilo que Deus diz, em quem ele é.

O saber e a experiência nunca devem assumir a primazia. O "meu" saber e a "minha" experiência devem permanecer sempre submissos à pessoa real do Deus vivo e sua palavra.

Creio, portanto sei.

Nenhum comentário: