Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Anno 2040

Nossa Senhora! Não sei o que está acontecendo, mas enquanto tomo meu café e leio os jornais de hoje percebo que alguma coisa aconteceu de errado com meu PC: Foi no Blog que notei alguma coisa de estranha. Ao abri-lo vi que a data estava exatamente a de 31 anos atrás. 12 de junho de 2009!

Bom dia, amigos do passado!

Não sei se poderia chamar isso de PC, não é, pelo menos, nos moldes que vocês conhecem e eu conheci há três décadas. Está tudo aqui integrado na minha mesa de café. A mesa é uma grande tela de vidro transparente. Eu posso abrir e chamar qualquer canal de comunicação e posicioná-lo confortavelmente próximo a mim no tamanho que quiser. Claro que não existe mais teclado e tudo é na base do touchscreen.

Pois bem, aqui à minha esquerda, um pouco acima de minha taça e pires estão alguns jornais digitais que “folheio” displicentemente ao acariciar a mesa com meus dedos. À minha direita está meu bloco do 'Targeted', no qual digito alguns pensamentos que vão sendo publicados em diversos outros canais. Ainda mantenho meu Blog, apesar de esse já ser um canal ultrapassado. Alguns de nossos leitores já não estão aqui com a gente mais. Seria engraçado receber um comentário daquele pessoal de 30 anos atrás, quando comecei o “Teologia Livre”.

Outros insistem ainda em desfrutar da vida desse lado do universo e mantém seus “Blogs”. Eu entendo o desejo deles de permanecerem afinal a vida melhorou bastante aqui no Brasil e no mundo em geral. (Pois é, após minha aposentadoria voltei finalmente para a terrinha).

Só para vocês terem uma idéia do que falo vou listar algumas das notícias que leio aqui do lado:

1. Ao lado dos indicadores econômicos como cotação do dólar x peso (agora temos uma moeda unificada na América do Sul), bolsa, índices de inflação e desemprego e etc., temos um indicador da distribuição de renda que é monitorado pelo governo. E pasmem: a cada ano a distribuição de renda vem melhorando no Brasil e estamos em níveis bem melhores que USA ou EU. De fato não existe mais no Brasil aquela miséria de 30 anos atrás.

2. A violência não é mais tema dos jornais. Claro que existe ainda. Mas após a liberação das drogas o cartéis foram desaparecendo. Hoje não existe mais crime organizado nas “favelas”.

3. Favelas... Essas desapareceram por completo. Salvo algumas áreas, que coisa mais irônica, que foram mantidas como pequenos museus para visitação pública. Claro que não mora mais ninguém lá. Mas funcionam como uma espécie de memorial para lembrar-nos que nunca mais queremos que um ser humano viva nessas condições novamente.

4. O fantasma do aquecimento global finalmente desapareceu. Não sem deixar suas seqüelas. Há umas duas décadas mais ou menos a coisa ficou feia. A neve simplesmente não parou mais na Europa. Foi como se começasse uma nova era do gelo. Todos ficaram apavorados. Foi só então que a atenção dos USA e toda comunidade global se voltou de forma concreta para o problema. A emissão de CO2 foi reduzida drasticamente. O desmatamento na Amazonas foi finalmente freado e iniciou-se uma nova fase de reflorestamento com espécies nativas. Aos poucos o clima foi se normalizando. Só não voltei para o Brasil nessa época por causa do calor exagerado. O mar começou a subir e chegar bem perto... Hoje está tudo novamente como você conheceu há 30 anos e um pouco melhor.

5. Cada vez mais, fontes de energia limpa foram sendo desenvolvidas, implantadas e usadas pelas pessoas. A qualidade do ar e das águas está cada vez melhor e mais limpa.

6. A igreja evangélica cresceu no Brasil até ao ponto de superar o número de fiéis católicos. Depois houve um esfriamento e ambas perderam muitos adeptos. Algumas denominações simplesmente desapareceram. Hoje, apesar de alguns velhinhos insistirem em ir aos templos, que estão quase vazios, a grande maioria de cristãos se reúne em comunidades cristãs “alternativas”, a maioria sem local fixo. Tudo é muito espontâneo e sem estrutura. O pessoal se encontra virtualmente e marcam um local para estarem jutos. Lá acontece um grande “bate papo” depois reservam algum tempo para oração. Nesse “bate papo” há muitas manifestações dos dons do Espírito e algumas decisões bem práticas são tomadas para a semana. Às vezes há música, mas nem sempre, depende do clima. Não há pregações. Na verdade não poderíamos chamar isso de culto, ao moldes do que você conhece hoje, ou melhor, há trinta anos atrás. Essas comunidades tiveram um papel muito importante na erradicação da miséria no Brasil e no mundo a fora.

7. Finalmente vem a parte que eu mais gosto. O cruzeiro já foi campeão brasileiro mais 7 vezes! Foi um total monopólio, já estava quase sem graça, foi um tri-campeonato seguido e conseqüentemente 4 vezes campeão da libertadores da América. Em Tóquio ganhamos 2 vezes. Mas também com o clima congelado na Europa e o salário melhor no Brasil conseguimos manter nossos melhores jogadores.

Incrível, pois nesse dia havia postado algo sobre a tomada de decisão relacionada à faculdade de se conhecer acontecimentos futuros. Com certeza vocês já devem todos tê-lo lido. Então tomarei a liberdade de postar esse outro texto. Não sei se ele será publicado no ano de 2009... Provavelmente não. Quero ver o que acontecerá. Talvez nos comentários ficará claro o que aconteceu.

4 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Parabéns pelo excelente e criativo post. Aguardo sua visita no meu blog. Abraços!

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Opa, Daladier,

obrigado pela visita e injeção de ânimo em meu ego.

Abrçs!!

Lou H. Mello disse...

Tudo muito bom e de pleno acordo, exceto esse trem do Cruzeiro sete vezes campeão nacional. Melhor rever isso. :)

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Lou,

preferi não revelar o que aconteceu com o corínthians para não te entristecer...