Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Que é, pois, o tempo?

“Se ninguém me pergunta, eu sei; mas se quiser explicar a quem indaga, já não sei. Contudo, afirmo com certeza e sei que, se nada passasse, não haveria tempo passado; que se não houvesse os acontecimentos, não haveria tempo futuro; e que se nada existisse agora, não haveria tempo presente. Como então podem existir esses dois tempos, o passado e o futuro, se o passado já não existe e se o futuro ainda não chegou? Quanto ao presente, se continuasse sempre presente e não passasse ao pretérito, não seria tempo, mas eternidade. Portanto, se o presente, para ser tempo, deve tornar-se passado, como podemos afirmar que existe, se sua razão de ser é aquela pela qual deixará de existir? Por isso, o que nos permite afirmar que o tempo existe é a sua tendência para não existir.”

santo Agostinho, em suas Confissões

2 comentários:

juberd2008 disse...

Roger,

Agostinho foi muito avançado em seu pensamento. Essa declaração dele com relação ao tempo, ele se antecipa aos próprios estudos da Física Quântica.

Abraço.

O Tempo Passa disse...

Roger,
Estou mais pra James Taylor em "The Secret of Life": o tempo não é real, é apenas um ponto de vista, depende de como cada um o sente.
Recomendo a leitura de "Sonhos de Einstein" de Alan Lightman. Muito interessante!