Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Meu Deus! Por que me abandonaste?

Para Haiti a Bíblia traz uma só resposta, uma só. Para uma tragédia de dimensões tão absurdas como essa, há uma só frase que faz e ao mesmo tempo busca sentido.Tanto no velho como no novo testamento, a mesma sentença.

As escrituras não fornecem nem razões filosóficas, nem postulados teológicos. Nenhuma relação lógica de causa e efeito para tal sofrimento. Tudo fora daquela frase é mera especulação humana.

A resposta bíblica é outra pergunta, que brota do coração ferido, das entranhas do sofrimento. Um clamor dirigido em auto e bom som, não aos homens, mas a Deus:

E houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde. Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

Meu Deus! Meu Deus!
Por que me abandonaste?
Por que estás tão longe de salvar-me,
tão longe dos meus gritos de angústia?
Meu Deus!
Eu clamo de dia, mas não respondes;
de noite, e não recebo alívio!

Esse também é o clamor do povo vitimado de Haiti. Um clamor que encontra eco na Bíblia, nos lábios de Davi e nos lábios de Jesus, portanto legítimo. Cuja resposta é a mesma, o mesmo silêncio frígido e duro recebido por aqueles santos Reis.

Nenhum comentário: