Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Mapa para um mundo mais solidário

A Projeção de Gall-Peters é um tipo de projeção cartográfica com reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato dos mesmos. Essa representação significou muito para a auto-estima dos países subdesenvolvidos, que ganharam mais destaque. Porém para conseguir a equivalência, foi preciso sacrificar as formas. África e América do Sul estão estranhamente alongadas nos mapas feitos nessa projeção. A projeção de Peters acompanha uma visão mais exata do mundo atual.

Reprodução fiel das áreas dos continentes:

Note que Madagáscar, com uma área de 587 041 km², é quase 3 vezes maior que a Grã-Bretanha com (229 850 km²). Isso é facilmente perceptível no mapa acima mas não na projeção convencional onde as duas ilhas parecem ser do mesmo tamanho:

Imagem do mapa

Outro bom exemplo da deformação da projeção convencional de Mercator está nas proporções entre Escandinávia (750,000 km2) e Índia (3,287,240 km2).

O mundo é bem diferente daquilo que nos foi apresentado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estava procurando mapas com varias projeçoes diferentes como peters, mercator, bertin e bucjminster fuller, mas nao achei nenhum mapa com essas projeçoes com legendas e escalas, somente mapas mudos, poderia me ajudar ?