Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O ideal do cristianismo e o ideal cristão

Existe uma grande diferença entre a nobreza do ideal cristão e a vulgaridade do ideal do cristianismo. Um não pode ser confundido com o outro. Enquanto este tem sua origem nas forças sinergéticas de um sistema religioso, e como tal fatalmente se converterá em pura entropia; aquele reflete as aspirações, sejam elas puramente utópicas ou não, do coração de um ser humano, de um indivíduo, de um discípulo do Cristo. Este ideal tem sua origem no Espírito de Cristo, em seu caráter, em seu modo de vida.

Elementos essenciais do ideal cristão são a humildade e a mansidão: “aprendei de mim que sou humilde de espírito e manso de coração”. Isso é que faz com que um indivíduo leve uma bofetada na cara e ofereça a outra face.

Já no ideal do cristianismo, em todas as suas manifestações, estará o orgulho e a ambição. Isso guiará multidões e comunidades na guerra das religiões a protegerem bem a cara e deceparem mãos inimigas, para jamais terem que se quer levarem uma na face, e muito menos oferecerem a outra.

Talvez o ideal do cristianismo não passe de uma espécie de defesa contra o ideal cristão.

Um comentário:

Alice disse...

Bem pensado...bem pensadooo !!

bjooooooo