Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O desserviço da tirania hierárquica

IS101-003[1] Incomodado com algumas das idéias também contidas no meu texto A igreja e os desigrejados, Augusto Nicodemos resolveu escrever sobre o assunto em Os Desigrejados, um texto longo mas superficial.

A visão das pessoas que se vêem como "povo escolhido" está exclusivamente concentrada na cerca, nas barreiras físicas ou metafísicas que separam-nas dos "não escolhidos". Esse não é um erro novo, alguns discípulos já se incomodavam com as pessoas que "curavam em nome de Jesus, mas não eram um dos nossos" e na igreja primitiva já haviam aqueles que vinham espionar a liberdade dos crentes em Cristo – se é que o leitor me permite esse mimetismo horroroso e bem provocativo.

Embora eu tenha gasto alguns minutos para ler e reler o texto e rever minha posição hoje frente à igreja organizada, a postagem não é merecedora, visto sua fraqueza de argumentos, de uma análise mais detalhada. Basta trazermos aqui um de seus parágrafos conclusivos:

Acho que eles querem mesmo é liberdade para serem cristãos do jeito deles, acreditar no que quiserem e viver do jeito que acham correto, sem ter que prestar contas a ninguém. Pertencer a uma igreja organizada, […], significa submeter nossas idéias e nossa maneira de viver ao crivo do Evangelho, conforme entendido pelo Cristianismo histórico. Para muitos, isto é pedir demais.

Podemos daí extrair o que é a vivência cristã para aquele blogueiro:

Acho que ele quer mesmo é não ter liberdade, assim será cristão de um jeito não dele, acreditará no que ele não quer e viverá do jeito que ele não ache correto, tendo sempre que prestar contas para outros. Pertencer à igreja (organizada ou não), […], não significa ter que submeter nossas idéias e nossa maneira de viver ao crivo dos outros, conforme entendido pelo Cristianismo. Para Nicodemus, isto é pedir demais.

Cabe lembrar, que no fundo, as instituições apenas encenam um certo controle e prestação de contas, sendo que na verdade os seus participantes inclusive (ou principalmente) líderes, muitas vezes, levam vidas inteiras acobertando pecados e algumas vezes tudo se desmorona em um escândalo. Aliás, as organizações contribuem muito para isso, pois ela reprime e leva o indivíduo justamente a ser quem ele não é.

Portanto o alerta do apóstolo Paulo permanece atual hoje, mais do que nunca: Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Nenhum comentário: