Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Abaixo assinado (2)

ric_closeVou tentar explicar pela enésima vez porque disse que estava de saída do movimento evangélico. (…) Enumero minhas explicações para que fique mais didático:

1. Por razões éticas –

Não consigo acertar o passo com os escândalos que sacodem quase semanalmente o movimento evangélico. Na minha opinião, um claro sinal da septcemia moral que o devasta. Alguém diria: “Esses escândalos representam apenas uma pequena parcela do movimento e os demais não podem ser responsabilizados”. Ora, ora, se os desmandos do neopentecostalismo não representam o todo, então porque os evangélicos se valem do crescimento das mega-igrejas, dos ministérios televisivos, para impressionar com as estatísticas do IBGE? Se há necessidade de separar quem é quem, então que profetas se levantem e denunciem o circo vergonhoso que se tornou a pretensa “pregação do evangelho” que não passa de uma neurolinguística fajuta.

2. Por razões teológicas -

Milagres a granel são prometidos indiscriminadamente pelas igrejas. O movimento evangélico virou um movimento antropocêntrico. Deus foi reduzido a um poderoso consertador de problemas, a um super-gênio da lâmpada que cumpre desejos, a um magnífico Papai Noel que dá o que se pede. Oração se transformou em técnica de manipular o divino; obediência, um jeito de desobstruir os dutos por onde correm as bênçãos; e fé, uma força que arrasta o coração de Deus na direção dos humanos, sempre miseráveis.

Na verdade, se me perguntarem se concordo com um mundo engrenado pela Providência que faz com que todos os nano eventos do universo tenham a tutela de Deus, responderei que não. Se me perguntarem se creio que crianças já nascem pecaminosas e “filhas da ira”de Deus, repetirei que não. Enfim, eu jamais passaria nas provas de catecúmenos da maioria das igrejas evangélicas.

3. Por razões existenciais -

Por anos, corri, corri, sobre a plataforma evangélica de salvar almas, de garantir o céu para os pecadores danados. Quando vi que a fronteira da velhice se avizinhava, descobri que as pessoas que haviam carimbado o passaporte para a vida eterna eram malvadas, iracundas, traiçoeiras, ingratas, mais amantes de suas doutrinas do que do próximo. Eu tinha distribuído salvo conduto que dava entrada para as ruas de ouro do Paraíso, mas fracassara em ajudar homens a honrarem as calças que vestiam. (…)

Se a busca inquieta por novos ares for controverso, sou controverso. Se não aceitar andar no passo da manada for controverso, eu sou controverso. Se desejar cuidar pastoralmente de famílias com filhos com paralisia cerebral, sem repetir chavões, for controverso, eu sou controverso. Se recusar a aceitar que a miséria de bilhões, que dormem com fome todas as noites, representa o controle de Deus sobre a história for controverso, então eu sou controverso. (…)

Esta é minha vocação, é minha sina, é meu destino. Comecei, agora vou até o fim.

Extraído de: Controverso, eu?

-------------------------------------

Faço dessas as minhas palavras:

  1. Rogério Brandão Ferreira
  2. .
  3. .
  4. .
  5. .
  6. .
  7. .
  8. .
  9. .
  10. .

Leia também: Abaixo Assinado (1)

5 comentários:

Tuco disse...

Assino os 2.

O Tempo Passa disse...

Assinado, datado, protocolado!!!

Alice disse...

ACABO DE TB ASSINAR E DEVIDAMENTE COPIAR DECRETAR E COLAR !
DEUS TE ABENÇO E NOS ABENÇOE A TODOS NESSA NOVA CAMINHADA CONTROVERSA EM CRISTO JESUS !

super hiper mega beijo

Thundera disse...

Assinadíssimo!

Andrea disse...

Eu, que na verdade nunca fiz parte desse "movimento" evangélico, pois fui gerada fora dele e fora fiquei e permaneço até hoje, tbm estou nessa, amigos!