Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Teólogos livres

O Livre Teólogo não é alguém que pensa sem pressupostos. Pensamos porém livres da hermética e incômoda ditadura dos dogmas, das instituições religiosas, dos paradigmas e preconceitos tradicionais e conservadores.

Nosso principal pressuposto é de que o pensamento é livre. Um teólogo livre é, ou deveria ser, um livre pensador.

Como livres teólogos só buscamos pensar em Deus e nas coisas espirituais sem limitarmos-nos às paredes do formalismo teológico ou de uma linha religiosa qualquer. Não é tarefa fácil...

O liberalismos teológico é sem dúvida a primeira tentação que surge, mas não precisa-se sucumbir a ela. Outra tentação é rejeitar todo axioma, toda tradição ou dogma.

De fato há uma desvantagem do teólogo livre sobre o escravizado: ele não está livre da realidade, por mais que a tente contornar; e a realidade impõe-nos a liberdade do pensar, como, de fato, não poderia ser diferente.

3 comentários:

Graça Serrano disse...

Em verdade o livre pensar nao é tão livre assim, o ES é quem nos sopra e a gente vai rolando como vento tentando entender o caminho.
Bem que eu devia ter pulado o texto onde o evangelista diz que o ES nos ensina todas as coisas ou... não ter levado isso tão a sério!

Djalmir disse...

O vento sopra onde quer, disse Jesus. “O vento é livre”. Ninguém coloca placas nas ruas dizendo: “aqui o vento não soprar”.

Eduardo Medeiros disse...

roger, creio que o liberalismo teológico é uma possibilidade legítima de quem se diz livre pensador em matéria de teologia. senão, como ser livre?

para mim, ser livre teólogo é não ter medo de questionar aquilo que ele sempre soube ser verdade. essa liberdade poucos se permitem ter.

abraços