Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Deus está no controle

controllingAssistimos os acontecimentos desses últimos tempos, que talvez sejam sejam mesmo os últimos.

O serviço da iniquidade opera e é convincente em seus resultados. Por um lado mostra-se perverso e perfeito em sua maldade, por outro consegue satisfazer a humanidade em todos os seus caprichos. Tudo aquilo que é agradável aos olhos, bom de se deliciar e bom para dar entendimento está ofertado em abundância no mercado.

Trocamos muito fácil e rapidamente o conselho de Deus por aquilo que nos chega aos ouvidos com a atrativa promessa de sermos iguais ao Todo Poderoso.

Basta uma breve análise de não mais que meio ou um século de história para duvidarmos da soberania de Deus sobre terra e céus. No fundo meia página do jornal dessa manhã já nos convenceria da distância de Deus.

Deus, o Pai que nos foi apresentado por Jesus, o filho da israelita Maria, parecia ser alguém que não promovia, nem tinha prazer no sofrimento humano, pelo contrário, ele estava sempre o aliviando.

Controle… palavra que pode assumir significado maldito.

Um Deus que controla, controlador, pode assumir para alguns a ideia perversa de um ditador maníaco. Não é desse controle que estou falando.

Deus está assentado em seu trono. Soberano, Ele detém em suas mãos as rédeas do tempo e da eternidade, da história, e do mundo. Deus tem tudo sob controle.

Nada escapa a seu olhar, à sua avaliação. E seu olhar é uma olhar de bondade, de graça e misericórdia.

Gosto do sentido emprestado pelas ciências gerencias ao vocábulo controle. Controle é uma etapa no desenvolvimento de um projeto, onde os resultados alcançados são comparados com aqueles que foram planejados. A partir dessa comparação, desse controle, decisões são tomadas para se corrigir as diferenças.

Quando Deus está no controle, não significa que Ele esteja limitando as liberdades dos indivíduos, muito antes pelo contrário, quer dizer que Ele está zelando para que as pessoas gozem de liberdade.

Quando Deus está no controle, não significa que Ele esteja espionando a vida dos indivíduos, e contabilizando acertos e erros das pessoas, muito antes pelo contrário, quer dizer que Ele está trabalhando para que cada um goze de sua privacidade e autonomia de viver.

O controle de Deus pode eventualmente permitir que pessoas, graças à liberdade que Ele mesmo nos garante, pratiquem deliberada e imoralmente a maldade, causando sofrimento a outros.

O controle de Deus pode garantir que a natureza siga seu rumo aleatório causando tragédias e desgraças pelo planeta, de forma contingencial.

Mas será o controle de Deus, num plano ético ou num plano espiritual mais elevado, que fará com que todos esses resultados indesejáveis sejam corrigidos para que o que foi planejado se efetue.

Saber que Deus está no controle, é uma certeza de fé que nos permite vislumbrar que no final, apesar de toda iniquidade reinante, a justiça, a bondade e o amor triunfarão.

Deus está no controle é, antes de ser uma promissória vencida a ser protestada em cartório, um bálsamo e um consolo pra alma.

Nenhum comentário: