Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Monergismo ou Sinergismo? (2)

O Reino dos céus é como um tesouro” (Mt 13:44)

A idéia de "valor" tem um papel central nos conceitos transmitidos pelo Cristo. Tanto o tesouro como a pérola vem nos despertar o senso de algo precioso. Quanto vale? É a pergunta que ambas parábolas vem preencher.

Esse Reino está oculto, é algo raro e possuí-lo não é tarefa fácil, por isso algo de muito valor. Não devemos contudo confundir o valor intrínseco do Reino, com aquele representado pelo esforço de trabalho para achá-lo, ou alcançá-lo.

Daí o primeiro paradoxo que o envolve: Tanto graça divina, como o empenho humano operam para que sujeito e objeto se encontrem e seja encontrado. Pois por um lado a descoberta do tesouro é aparentemente fruto de mero acaso ou pura providência divina, mas por outro lado, a descoberta da pérola envolve o esforço humano, em uma busca direcionada e obsessiva.

Isso está de acordo com o ensino vetero-testamentário que afirma, “buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração” e contraditoriamente também diz, “fui achado por quem não me procurava”.

Continua…

Leia também: Monergismo ou Sinergismo? (1)

Um comentário:

Professor Augusto disse...

Roger, é sempre gratifiante refletirmos sobre a magia das palavras de Jesus para nos ajudar a entender com profundidade a grandeza do Reino de Deus. Procura desvendar para nós a beleza do mistério celeste fazendo comparações como estas em que ativa nosso entendimento e aguça nossa curiosidade.Valeu ! Para mim estudar Teologia é buscar entender as verdades da fé como esta que está explicitada em sua postagem . Parabéns!