Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mas Ele é também humor

Não posso deixar de ser meu próprio ponto de partida. Aliás, acho que o ponto de partida de qualquer pessoa será (ou deveria ser) ela mesma (Lou escreveu algo essa semana sobre isso: O alquimista que vive em mim). Até mesmo quem diz, "não mais eu mas Cristo vive em mim; e a vida que agora [eu] vivo, [eu] vivo-a na fé…", estará fadada a esta contradição. Quem leva por demais a sério este versículo corre o sério risco de se tornar mais um INRI Christ.

Por isso há muito que já não me pergunto "em meus passos o que faria Jesus", pois Jesus é obviamente outra pessoa, mas me pergunto, "em meus passos, o que eu faria, para continuar sendo eu mesmo, em meus próprios passos". Isso para mim é salvação, não uma anulação, mas o resgate e reafirmação do eu.

Uma verdade absoluta se cristalizou em meu coração: Deus é amor

Assim, tenho que concordar redondamente com Rubinho, ainda que ele só chegue aqui para discordar. Mas nesse ponto o cara tem razão: "ninguém pode dizer com certeza "Deus falou comigo", pois ninguém é Deus. Como saber se não foi, na verdade, apenas uma ilusão, um produto da [própria] mente?"

O problema de se ouvir a voz de Deus, ou mesmo de se proclamar "a palavra de Deus", é que essa palavra ou voz terá a força fatal de uma verdade absoluta. Ou tenderá a se tornar uma ou um dogma.

Já fui um adepto da verdade absoluta, até o dia em que a vida se mostrou absolutamente relativa para mim, graças a situações extremas que eu e pessoas que amo muito passamos. Foi quando postei Uma Teologia da Liberdade.

Paralelamente nessa época, confesso, uma verdade absoluta se cristalizou em meu coração: Deus é amor. Mas o curioso é que a maior expressão de amor de Deus está na doação de seu filho unigênito, e o Filho, a verdade, se encarnou tornando-se relativo: ao tempo, ao espaço, às pessoas…

O que nos assusta é que muitos que defendem de unhas e dentes a "verdade absoluta" são os primeiros a relativizar essa verdade, do Deus amor. Eles sempre acrescentam um "mas": DEUS É AMOR, MAS...... Sobre isso Caio Fábio já fez uma ótima Reflexão: Deus é quase totalmente Amor?

Pra mim, tendo em vista que sou meu ponto de partida, a única coisa que poderia se acrescentar ao axioma, "Deus é amor" de forma oposta e complementar seria, "mas, Ele é também humor".

Nenhum comentário: