Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Conheceria Deus o futuro? (19)

Deus é brasileiro

Quando Deus plantou a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim não poderia adivinhar o que aconteceria versículos à frente. Na verdade Ele nem imaginava o Apocalipse em que isso tudo iria terminar.

Admito, não creio nem como P. Brabo, nem como Molina; embora me aproxime dos dois em suas crenças. Admitir que Deus tenha potencial para prever o futuro, não ajuda em nada. Seria o mesmo que admitir que Ele teria potencial para mentir ou negar-se a si mesmo. Ele tem potencial mas jamais faria tais coisas. Da mesma forma que sabemos que é impossível que Deus minta, e que Deus não pode ser tentado pelo mal, sabemos também que é impossível para Deus adivinhar o futuro. Ele planeja - é verdade - mas ele não cuida do dia de amanhã, pois “esse cuidará de si mesmo”.

Deus não se ocupa do futuro. Não que ele esteja fora do tempo. A existência temporal de Deus e os problemas consequentes foram e são em Jesus vivenciados. Desde que Ele criou o tempo e o espaço, Deus esteve envolvido no temporal, e não distante em um além qualquer. Mais ainda, em Cristo, Ele mergulhou de cabeça, do alto da metafísica Ele se infiltrou na tridimensionalidade da física. Deus não somente é mas Ele veio a existir.

Em resumo, acredito piamente que Deus tem muito mais capacidade para improvisar e criatividade para lidar com contingências e imprevistos, do que poder para ficar calculando, planejando e controlando tudo o que acontece.

Nesse sentido não seria errado afirmar que Deus é muito mais brasileiro do que imaginamos.

Creio num Deus livre e não em um que está amarrado por seus planos, por seu passado.


- Leia também: A Saga de Joaquim - ou conheceria Deus o Futuro?

3 comentários:

Neto disse...

Está querendo dizer que Deus é Brasileiro, ou seja, "deixa tudo pra última hora"?

O Tempo Passa disse...

"Admitir que Deus tenha potencial para prever o futuro não ajuda em nada."
E por que teria que ajudar? Por que essa ânsia de compreender Deus? Não basta saber que Ele nos compreende, e, assim mesmo, nos ama? Se não compreendo-me, nem compreendo-te, como compreender Deus? E não é maravilhoso saber que Deus é tão grandioso? Não é maravilhoso sentir esse "awe" e saber-se parte dele?
Se Deus é brasileiro, Ele sabe que "o futuro a Deus pertence". Não se preocupe com isso...

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Neto,
chegastes em boa hora para dar um pitaco.